Campo Mourão

26/08/2020

Programa de distribuição de sementes do IDR-Paraná promove inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade

O escritório do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Iapar-Emater) e a Secretaria de Agricultura de Iretama começaram a executar um programa de distribuição de sementes a famílias carentes do município. A iniciativa faz parte do Projeto de Promoção Social e Cidadania e tem por objetivo promover a inclusão social e produtiva das famílias. Oito pequenos proprietários rurais receberam sementes de feijão que devem ser plantadas em setembro.

De acordo com Jorge Fernandes, do IDR-Paraná de Iretama, a distribuição de sementes foi feita de acordo com a área de cada beneficiário, de 4 a 20 kg, por propriedade. Fernandes disse que o programa contribui para que as famílias consigam superar a situação de vulnerabilidade em que se encontram. O público visado pelo programa tem pouco ou nenhum recurso para a compra de insumos, uma renda per capta mensal de até R$ 178,00, pequenas áreas de terra para cultivo e dificuldade de acesso aos mercados.

As famílias receberam sementes de feijão, da variedade Campos Gerais. A intenção é que os produtores tenham produção para o consumo próprio e para a venda do excedente a terceiros. Ao final da safra, cada produtor tem o compromisso de devolver ao programa a mesma quantia de sementes que recebeu. Assim será possível passar as sementes para outros produtores. Adriana Nogueira, uma das beneficiadas, ficou satisfeita com a chegada do programa.  "É muito bom receber as sementes para o plantio, pois as condições financeiras são muito difíceis e ganhando as sementes, o dinheiro já sobra para comprar outras coisas”, observou.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.