Campo Mourão

09/07/2020

Compra Direta beneficia 200 famílias em Barbosa Ferraz

Nesta segunda-feira (6), produtores familiares ligados à Associação de Feirantes de Barbosa Ferraz (AFEIBARF) iniciaram o fornecimento de alimentos a instituições assistenciais do município, por meio do Programa Compra Direta Paraná. Mais de 200 famílias serão beneficiadas durante três meses, e o programa pode ser prorrogado por até seis meses. O investimento vai somar R$ 74.482,92 e contará com o apoio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Casa Lar de Barbosa Ferraz e Lar dos Idosos Santa Rita.

A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) prevê que o Compra Direta Paraná invista R$ 20 milhões no estado.  O principal objetivo do programa é promover o acesso à alimentação saudável à população mais carente, incentivando a agricultura familiar, ampliando a geração de renda e fortalecendo o desenvolvimento local.

Para o produtor Luiz Félix,  os recursos chegaram em boa hora pois irá movimentar a economia de 32 famílias de agricultores familiares vinculados a Associação dos Feirantes de Barbosa Ferraz (AFEIBARF), dando mais esperança ao pequeno produtor. Para ele, “com a pandemia as vendas caíram muito e a partir de agora teremos mais fôlego para tocar nossa produção”, finalizou.

Zegilda Cafisso, responsável pelo Lar dos Idosos Santa Rita de Barbosa Ferraz, disse que os alimentos irão fazer toda a diferença para a instituição. "Principalmente neste momento que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus. O ato de lembrarem do Lar e de seus moradores faz toda a diferença", afirmou Zegilda.

Os extensionistas do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz destacam que o  Programa Compra Direta Paraná  além de apoiar a população mais vulnerável no enfrentamento do coronavírus, busca estimular o Cooperativismo e o Associativismo. Segundo eles, o programa passa a ser um canal a mais de distribuição, garantindo renda e trabalho ao pequeno agricultor familiar. A equipe local do IDR Paraná conta com três profissionais que colaboram no programa: Rafael Piovezan, Marcelo Agenciano e Marcos Brito.

A agricultura familiar de Barbosa Ferraz é marcada pela diversidade agrícola e pecuária. Os agricultores do município produzen frutas, hortaliças, legumes, temperos, pães e bolachas caseiras que estão contemplados no programa. O programa Compra Direta Paraná conta ainda com a parceria com o Núcleo Regional SEAB/Campo Mourão e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz.

Fonte- IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar- Emater-Barbosa Ferraz - Fone:(44)3275-1644 – e-mail – barbosaferraz@idr.pr.gov.br
Apoio- Área de comunicação even
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.