Campo Mourão

12/05/2020

Agricultores de Roncador entregam alimentos em escola de Mato Rico

Um grupo de agricultores familiares de Roncador passou a fornecer produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE Estadual) por meio da Cooperativa Agropecuária Matoriquense (Coamar), de Mato Rico.  As entregas começaram a ser feitas  na última terça-feira, dia 5. O grupo foi organizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- Iapar/Emater) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

A iniciativa surgiu devido à demanda por produtos da agricultura familiar em Roncador.  O projeto foi iniciado em meados de 2019 quando foi realizada uma reunião para identificar os agricultores interessados em comercializar a sua produção. Na ocasião, eles também conheceram a Coamar, cooperativa que atende diversos municípios nas chamadas públicas, atendendo escolas e Exército, entre outras instituições. O grupo de 17 agricultores se associou à Coamar para atender ao PNAE. 

Agricultores e técnicos do IDR-Paraná fizeram um levantamento da produção de cada propriedade e também criaram um grupo no whatsapp para organizar o trabalho. Assim foi possível repassar informações como os dias e horários das entregas, o tipo e quantidade de produtos ou a documentação necessária para participar do projeto. 

A primeira entrega de produtos foi feita em Roncador e, posteriormente, os alimentos foram levados pela prefeitura até o município de Mato Rico. Em breve os agricultores contarão com um barracão, cedido pela prefeitura, para fazer o recebimento dos produtos. Estão previstas outras três entregas, uma no fim deste mês e duas em junho.

Essas parcerias firmadas entre o IDR-Paraná, Coamar e Prefeitura beneficiam várias famílias rurais que passam a ter um novo canal para vender a sua produção  ou ampliar a comercialização que já vem sendo feita. Dessa forma, é possível dinamizar as economias locais, aumentar a geração de renda e melhorar a qualidade de vida no meio rural.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.