Campo Mourão

20/03/2020

Programa Trator Solidário entrega máquinas em Mamborê

Mais dois produtores de Mamborê foram contemplados com tratores adquiridos pelo Programa Trator Solidário. Jociel Ribeiro Spilka e Rubens Rosa Ribeiro receberam as chaves do seus tratores, no último dia 16, em solenidade que contou com a presença de representantes do Banco do Brasil, da revenda New Agro e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- Iapar-Emater.

Ambos os produtores lidam com o cultivo de soja, milho e trigo e o maquinário veio em boa hora para facilitar o trabalho na propriedade. Para eles, o  programa foi a oportunidade encontrada para comprar os tratores a um preço abaixo do que se verifica no mercado e em condições favoráveis para o pagamento do financiamento.

Com o programa Trator Solidário os agricultores familiares conseguem modernizar suas atividades, buscando eficiência e sustentabilidade na condução de seus empreendimentos. As máquinas novas diminuem, sobremaneira, a penosidade do trabalho do agricultor familiar. Os tratores com cabine protegem o produtor das intempéries climáticas e da contaminação durante a aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras.

O Trator Solidário é um programa do governo estadual e utiliza recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).  Com a realização de licitação e redução de impostos aos fabricantes foi possível baixar, significativamente, o preço das máquinas e equipamentos. Para ter acesso ao programa, o produtor deve se enquadrar nas normas do Pronaf. Os interessados devem procurar os escritórios do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater para obter informações e iniciar o processo, com a elaboração da pré-proposta a ser apresentada no agente financeiro. Os extensionistas do Instituto selecionam os produtores que se enquadram no perfil exigido pelo programa e elaboram os projetos, sem qualquer custo para o produtor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.