Cascavel

06/02/2020

Turismo tem espaço no Show Rural

As áreas rurais têm se tornado destino de quem busca uma alternativa de lazer. A paisagem natural ou a curiosidade por uma rotina diferente da vida urbana, têm atraído os turistas que visitam chácaras e sítios. Além disso, a aparente rusticidade das propriedades, a boa comida e a cultura das comunidades são atrativos para quem visita esses locais.

Os extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater também prestam assessoria para os produtores interessados em entrar no ramo do turismo. Nesta edição do Show Rural Coopavel, que termina amanhã (07), foi criado um espaço para mostrar algumas sugestões sobre a exploração do turismo nas propriedades rurais. “Estamos mostrando que a propriedade rural é um excelente local para a interação com os visitantes, para a vivência do dia a dia do agricultor e para a comercialização de produtos. São alternativas que já estão disponíveis na natureza como um rio ou a produção de um produto que o agricultor pode aproveitar para ampliar os seus negócios”, conta o extensionista Adalto de Jesus Medina, responsável pela área.

Entre as atrações do espaço estão brinquedos feitos com madeira, eucalipto e bambu. Mas o que mais tem atraído a atenção dos visitantes é a réplica de um poço, com manivela para içar o balde com água. “Muitas pessoas ficam emocionadas ao ver o poço. Já ouvimos muitas histórias interessantes de recordações da infância, e essa emoção aflora quando as pessoas chegam aqui. É algo mágico”, comenta Medina.

Os técnicos do Instituto também explicam aos visitantes como são realizadas as Caminhadas na Natureza, atividade que envolve caminhantes e produtores de todo o estado. O Paraná tem atualmente 158 circuitos oficiais de caminhadas, em 130 cidades. No ano passado, 70 mil caminhantes participaram da atividade e o comércio de produtos e serviços durante as caminhadas gerou uma renda de R$ 1,5 milhão. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.