Emater

18/12/2019

Instituto Emater participa do Dia "D" de Combate à Dengue

O Instituto Emater, assim como todas as unidades do sistema Seagri (Sistema Estadual de Agricultura),  participa do Dia "D" de Combate à Dengue no estado nesta quarta-feira (18). A ação foi desencadeada pelo governo do Paraná para fazer frente ao aumento de casos da doença em diversas regiões. Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde  têm monitorado os casos da doença no Estado e os elevados índices de ocorrência preocupam. As autoridades sanitárias indicam a evolução para uma epidemia sem comparação nos últimos anos. Este cenário só poderá ser minimizado se houver uma urgente conscientização de todos, principalmente com relação aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Em todas as unidades administrativas, operacionais, de pesquisa, extensão, postos de fiscalização e centrais de abastecimento do Seagri os servidores foram orientados a dedicar pelo menos uma hora do Dia "D" para desenvolver atividades de combate ao mosquito da dengue, bem como a promover a vistoria minuciosa em toda a área física da sua unidade de trabalho.

Nas unidades onde houver maior circulação de pessoas serão realizadas ações de conscientização do público pelos servidores com a distribuição de folders. Esta ação não é pontual. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, solicitou que o trabalho de prevenção seja contínuo com a divulgação e conscientização do público, distribuição de folders informativos aos clientes e população em geral.  Esse trabalho deve se estender além das unidades do Instituto Emater, já que os extensionistas estão sempre em contato com produtores rurais em suas propriedades, agroindústrias, cooperativas e outras organizações .

Natalino Avance de Souza, diretor presidente do Instituto Emater, disse que a Seab, incluindo todas as suas empresas vinculadas, está envolvida com o compromisso de fazer um esforço para a limpeza dos ambientes institucionais. Ele afirmou que todas as unidades do Instituto foram convocadas para participarem do Dia "D" de combate à dengue.  "Num segundo momento a Emater vai dedicar um tempo para ajudar a mobilizar a sociedade nas ações de combate ao mosquito transmissor da doença para que o estado fique livre desta moléstia", observou.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.