Dois Vizinhos

28/10/2019

Iº Hortec e VIº Workshop de Hidroponia discutem olericultura na região Sudoeste

Na próxima quinta-feira (31) será realizado o I Hortec e VI Workshop de Hidroponia, em Dois Vizinhos. Os agricultores terão a oportunidade de entrar em contato com inúmeras empresas do setor de produção de hortaliças, frutas e flores, bem como de hidroponia. Tecnologias, máquinas, ferramentas, equipamentos estarão em exposição. O evento é uma atividade do projeto Hortisudoeste desenvolvido pelo Instituto Emater e diversos parceiros do setor.

As atividades começam pela manhã, às 10h, na sede da UNISEP ( União de Ensino do Sudoeste do Paraná).  Os trabalhos serão iniciados com uma palestra sobre o potencial de demanda e o mercado da horticultura no Sudoeste.  Após o almoço serão realizados diversos cursos rápidos com ministrantes de várias regiões do estado. Haverá desde orientações para quem é da área de floricultura, como a produção de gladíolos, até o cultivo de pepino, videira, orquídeas, morango semi-dripônico e manejo de fertirrigação em cultivo em substrato.

Segundo levantamentos do Instituto Emater, a fruticultura e a olericultura vêm perdendo espaço na região Sudoeste. Até  2009 a região contava com 4.571,46 ha com fruticultura. No ano passado essa área passou para 2.405,11 ha. Na olericultura o espaço até aumentou, passando de 3.015,27 ha para 4.480,61 ha. No entanto, o número de produtores caiu de 22.238 para 13.993. Os fatores que levaram a esta situação ainda não são totalmente conhecidos pela Extensão Rural. Foi justamente para descobrir as dificuldades que produtores de flores, frutas e hortaliças enfrentam que os técnicos do Instituto Emater criaram o Projeto Hortisudoeste. 

A redução do número de propriedades e a dependência dos mercados institucionais (Merenda Escolar e Aquisição de Alimentos) podem ser algumas das razões que estão levando à diminuição da área cultivada com frutas e hortaliças na região, de acordo com Nilson Marcos Balin, do Instituto Emater de Dois Vizinhos. No entanto, ele  disse que o projeto pretende fazer um diagnóstico mais apurado da situação no Sudoeste.  "O Projeto Hortisudoeste está buscando parceiros, desenvolvendo pesquisa e metodologia para fomentar a produção em cerca de 52 municípios da região", informou o extensionista.

O I Hortec e VI Workshop de Hidroponia é uma promoção do Instituto Emater em parceria com a UNISEP e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Estão sendo esperados 700 participantes. As inscrições custam R$15,00 e podem ser feitas no local, na quinta-feira (31), a partir das 8h. A abertura oficial está prevista para as 9h da manhã. Mais informações pelo telefone (46) 3581-5000.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.