Laranjeiras do Sul

11/10/2019

Desafio em busca da qualidade do leite na Cantuquiriguaçu

Em Virmond, no Território Cantuquiriguaçu, a produção de leite responde pelo segundo maior valor bruto de produção, com o valor anual de R$ 15.147.180, só perdendo para a soja, segundo dados da Secretaria Estadual da Agricultura/Deral. Para melhorar os resultados da atividade leiteira no município, há três anos os técnicos do Instituto Emater estão envolvendo os produtores no projeto Leite Competitivo Sul-Cantu. O objetivo aumentar a renda das propriedades, com o aumento da produtividade e escala de produção. Na próxima terça-feira, dia 15, as mulheres que lidam com a pecuária leiteira participam do “Encontro das Amigas do Leite da Cantu”. Na oportunidade elas participam de uma competição, o "Desafio Amiga da Qualidade do Leite", para saber quem conseguiu os melhores índices de qualidade na região.

O desafio foi criado pela equipe do Instituto Emater de Virmond e tem o objetivo de motivar as produtoras. Com o apoio da assistência técnica as produtoras são incentivadas a adotar boas práticas de ordenha e, desta forma, podem obter um leite de alta qualidade. Carla Cristina Piaia, do Instituto Emater de Virmond, lembra que a qualidade do leite é prioridade nas unidades atendidas pelo projeto Leite Competitivo Sul-Cantu que envolve as produtoras do município. “Nós orientamos nossas produtoras a fazer o pré e pós-dipping, manter sempre os equipamentos regulados, realizar o teste da caneca de fundo preto, realizar testes da raquete para controle de mastite, entre outras boas práticas que garantem a qualidade do leite, para que este seja competitivo no mercado”, afirma.

Confira o regulamento do desafio através deste link!

Os organizadores do "Encontro das Amigas do Leite da Cantu" estão esperando excursões de vários municípios da região. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Virmond e vai tratar de diversos assuntos de interesse das mulheres. Serão realizadas diversas atividades em comemoração ao Outubro Rosa, que chama a atenção para a saúde da mulher, e também palestras técnicas relacionadas ao Projeto Leite Competitivo Sul-Cantu. Técnicos e produtoras vão discutir a eficiência da propriedade leiteira, a qualidade do leite, o manejo e a criação de bezerras. Também serão conhecidas as vencedoras do "Desafio Amigas da Qualidade do Leite".

O projeto

O projeto Leite Competitivo Sul-Cantu envolve produtores das regiões de Curitiba, Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa e União da Vitória. Quinze produtores de Virmond estão no projeto. O envolvimento se explica pela importância do leite para a economia do município. 
Os extensionistas estão levando aos produtores que participam do projeto informações sobre a melhoria da qualidade do leite. Esse resultado é conseguido, sobretudo, com a adoção de boas práticas de ordenha, limpeza das instalações e equipamentos, conservação e regulagem dos equipamentos e controle de mastite, que é a inflamação do úbere das vacas.

As práticas difundidas pelos extensionistas junto aos produtores do projeto Sul Cantu têm relação direta com as Instruções Normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura, que entraram em vigor em maio deste ano. Ambas trazem novos padrões mínimos de qualidade do leite, e ainda estabelecem critérios e procedimentos para estabelecimentos com inspeção oficial.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.