Campo Mourão

05/09/2019

Juranda participa do Programa de Aquisição de Alimentos

Cerca de vinte produtores de Juranda devem destinar parte da sua produção para escolas e instituições municipais. Eles participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que, neste ano, vai aplicar R$82.000  na compra de hortaliças e frutas diretamente dos agricultores familiares do município.

O PAA tem como propósito fazer com que as populações em situação de insegurança alimentar e nutricional tenham acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias. Além disso, promove a inclusão econômica e social dos produtores, fomentando a produção sustentável, a comercialização e o consumo local. As compras institucionais promovem a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Ao mesmo tempo, oferece uma alimentação mais saudável à população,  oferecendo produtos sempre frescos, diversificados e adequados ao hábito alimentar local.

O agricultor familiar que participa do  Programa qualifica sua produção de alimentos para atender às exigências do mercado consumidor local e abre um novo canal de comercialização. Os órgãos governamentais utilizam seu poder de compra para aquecer a economia local, contribuem com a inclusão social e produtiva dos agricultores. No dia 29 de agosto, técnicos do Instituto Emater  se reuniram com produtores para discutir a participação no PAA deste ano.  O extensionista Antonio Pereira de Souza disse que será feito um levantamento da produção desses agricultores e a demanda das instituições. Segundo ele, olerícolas e frutas são os principais produtos a serem comercializados. A nutricionista da prefeitura, Katia Aparecida de Aquino, falou aos participantes quais alimentos mais consumidos nos cardápios das instituições. Ela também abordou boas práticas na manipulação dos produtos no pós-colheita de olerícolas e frutíferas. O PAA é um mercado importante para os agricultores que também vendem sua produção na Feira do Produtor  e mercados municipais. As aquisições pelo programa devem começar em vinte dias.

Fonte – Instituto Emater – unidade municipal de Juranda - Fone: (44)3569-1457
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.