Campo Mourão

12/08/2019

Curso capacita produtores de pães em Barbosa Ferraz

"O pequeno produtor precisa se reinventar sempre. A culinária pode se tornar uma ótima fonte de renda, proporcionando a inclusão social e fortalecendo a segurança alimentar e nutricional das famílias da agricultura familiar”. A opinião é do extensionista Marcos Brito, do Instituto Emater de Barbosa Ferraz, município que sediou um curso de produção artesanal de alimentos, no início deste mês.    Quinze produtores familiares e colaboradores da APAE, Lar dos Idosos e Secretarias Municipais da Educação e Ação Social de Barbosa Ferraz participaram do curso.

O curso oferece capacitação, tendo como objetivo promover o aprendizado junto às famílias de produtores e trabalhadores rurais. É também o incentivo a uma atividade que pode gerar renda, por meio da produção artesanal, seguindo as orientações básicas sobre educação alimentar, nutrição e higiene. De acordo com Cleidimar de Oliveira, instrutora do SENAR que conduziu o curso, a intenção foi mostrar  a forma correta de produzir alimentos, de maneira que sejam viáveis economicamente para serem comercializados ou consumidos pela própria família. Os participantes do curso conheceram técnicas de boas práticas de higiene e produziram  diversos produtos como pão de hambúrguer, pizza, cuca alemã, pão integral de milho verde, pão de mandioca para celíacos, patês, esfirras, pão sírio, chipas, grissinis, sonhos recheados, panetones, chocotones e café cremoso.

Rosália de Souza Cruz, 56 anos, ficou emocionada por participar do curso de panificação. Para ela, os ensinamentos permitirão diversificar os produtos e gerar renda para a família. Rosália é uma das beneficiárias do Projeto Renda Agricultor Familiar, do Programa Família Paranaense acompanhadas pelos extensionistas do Instituto Emater. Ela está se preparando para iniciar a produção de panificados em sua propriedade. “A realização do curso coincidiu com o término da construção do espaço que abrigará minha cozinha que tão logo produzirá meus pães”, afirmou Rosália.

A administração de Barbosa Ferraz vem manifestando o desejo de profissionalizar os grupo comunitários e desenvolver a agroindústria familiar do município. "Para que isso ocorra de forma satisfatória é necessário ter boas parcerias como essa que permitiu qualificar e promover a família rural",  afirmou o prefeito Edenilson Miliossi. O curso contou ainda com o apoio da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e do Sindicato Rural de Barbosa Ferraz.

Fonte- Instituto Emater – unidade municipal de Barbosa Ferraz – Fone:(44)3275-1644 – e-mail – barbosaferraz@emater.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.