Campo Mourão

28/06/2019

Estudantes de Janiópolis participam de agenda ambiental

Consciência ambiental se forma logo cedo, com o contato com alguns conceitos como a importância da preservação dos recursos naturais. É a partir daí que se forja um adulto capaz de entender o alcance das suas atitudes no meio ambiente. Foi pensando nisso que o Instituto Emater e a Secretaria Municipal de Educação de Janiópolis realizaram uma programação especial com todas as turmas da rede municipal de ensino, neste mês. No total, 452 alunos e 26 professores estiveram envolvidos nas atividades.

A programação levou em conta cada faixa etária dos estudantes. Os alunos do maternal, por exemplo, realizaram a semeadura de flores no viveiro municipal. A atividade mais pareceu uma brincadeira para os pequenos. Durante o plantio as crianças puderam entender um pouco mais sobre a importância das plantas e os cuidados necessários para que elas possam se desenvolver.

As turmas do primeiro e segundo anos visitaram uma propriedade familiar onde se produz hortaliças. O extensionista Tiago Luan Hachmann explicou aos estudantes  qual a importância de cada um dos seres vivos que compõem o ecossistema. Ele também destacou  a necessidade da preservação das diferentes espécies, para que o meio ambiente continue equilibrado. Numa atividade dinâmica, os alunos foram vendados  e passaram a perceber os sons e odores da natureza, o que gerou muitas discussões entre as crianças.

Os organizadores procuraram tratar de temas que estão no cotidiano dos estudantes e que ampliam a compreensão do que é meio ambiente. Para os alunos do terceiro, quarto e quinto anos a proposta foi visitar uma propriedade familiar que possui uma área de lazer à beira do rio Santo Antônio, na comunidade do Graminha. Eles perceberam a importância de dar um destino correto ao lixo, o que evita a contaminação dos rios e cursos d'água. A manutenção da mata ciliar, também entrou na pauta das conversas e combinou o aprendizado teórico, em sala, com o conhecimento adquirido a partir da observação.

Para a diretora da Escola Municipal Alfeu Teodoro, Suziane Faquin Guimarães, as práticas foram extremamente positivas, permitindo o aprimoramento da conscientização ambiental, exercitada em projetos nas salas de aula. Luana Karoline Pereira, diretora do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, disse que as atividades contribuíram para desenvolver nas crianças o espírito da preservação ambiental, instigando-os a viver em harmonia com toda a natureza.

Fonte – Instituto  Emater – unidade municipal de Janiópolis – Fone:(44)3553-1530 – e-mail – janiopolis@emater.pr.gov.br
Apoio - Área de comunicação eventos e marketing – unidade regional Emater Campo Mourão  

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.