Cianorte

14/06/2019

Cultivo de morango muda a realidade rural de Rondon

Em Rondon, região de Cianorte, o plantio de morango vem mudando a paisagem rural. Com o aumento da área plantada ano após ano, o morango hoje é a segunda fruta mais explorada no município, só ficando atrás dos grandes plantios de laranja cultivados por poucos produtores. A previsão é que nesta safra o comércio de morango, para a indústria e consumidores, movimente R$ 2 milhões no município.

Segundo o gerente regional do Instituto Emater de Cianorte, Roberto Corredato, atualmente 35 pequenos produtores estão cultivando o morango em Rondon, somando uma área de aproximadamente 16 hectares. Ele acrescenta que o interesse dos produtores por uma alternativa que seja viável em uma área reduzida é a principal causa da ampliação do plantio de morango. Além disso, o bom preço do morango no mercado tem atraído a atenção dos pequenos produtores da região.

Com a orientação técnica adequada os produtores de Rondon estão conseguindo alcançar uma produtividade média de 800 gramas por planta. A previsão é que nesta safra a produção chegue a 520 toneladas da fruta no município.

Os técnicos do Instituto Emater estão qualificando os produtores do município, para que eles produzam morangos de qualidade e consigam alta produtividade. A diminuição do uso de produtos químicos, já direcionando os agricultores para uma transição agroecológica da cultura, também é uma preocupação dos extensionistas.  Corredato, lembra que o morango tem grande importância para o município. "A maioria das áreas de cultivo está situada em propriedades com base na agricultura familiar, oportunizando uma maior renda para as famílias, maior geração de empregos e fixação do homem no campo", concluiu o extensionista.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.