Campo Mourão

14/06/2019

Barbosa Ferraz fortalece a Merenda Escolar e a Agricultura Familiar

No município de Barbosa Ferraz mais de 30% da merenda escolar tem origem na agricultura familiar. Os alimentos são adquiridos pelo programa Compra Direta ao Produtor Rural e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com o trabalho de organização dos agricultores a escolas do município e CMEIs oferecem até três refeições às 1.100 crianças da rede municipal de ensino. Esse resultado só foi possível graças a um alinhamento entre o que os agricultores podem fornecer durante o ano e o correto balanceamento das refeições servidas nas escolas.

Marcelo Agenciano, do Instituto Emater de Barbosa Ferraz, ressaltou que o  PNAE representa uma conquista para os pequenos produtores, porque criou um mercado para agricultores que não tinham acesso ao mercado. "Além disso, o programa fortalece a conexão entre a agricultura familiar e as escolas, pois  gera e distribui renda e ainda fornece uma alimentação saudável e balanceada às crianças", afirmou o extensionista.

Recentemente a administração municipal se reuniu com os produtores para avaliar o andamento das aquisições de alimentos. O prefeito Edenílson Miliossi afirmou que até o momento não foi registrado qualquer problemas com 0a  qualidade dos produtos que são entregues pelos agricultores. Juliana Souza, nutricionista da prefeitura, afirmou que há uma expectativa muito grande com esse trabalho. Segundo ela, é preciso que os produtores estejam comprometidos com o programa,  entregando alimentos de qualidade,  já que esses produtos vão fazer parte da alimentação das crianças de todo o município.  Para o extensionista Marcelo Agenciano, a reunião serviu para solucionar eventuais falhas no andamento do programa.  "Essas discussões fazem com que o aporte de recursos financeiros direcionados à compra de merenda escolar, produzida pelas mãos dos agricultores locais, aumente a cada ano", observou Agenciano. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.