Cianorte

17/05/2019

Cultivo da acerola em Japurá promove impacto na renda e empregos

No município de Japurá, região de Cianorte, o cultivo da acerola apresenta-se como uma alternativa de renda para a pequena propriedade rural, além de emprego para os trabalhadores rurais volantes que na época da safra conseguem uma renda extra na colheita.

Com área de cultivo de aproximadamente 100 hectares, a acerola se encontra em 80 propriedades familiares de Japurá, sendo a fruta mais cultivada no município e gera impacto anual significativo na renda bruta do município, de aproximadamente R$ 5.000.000,00 ao ano (Seab/Deral).

A comercialização da fruta in natura é feita no Município de Japurá, onde existem 03 indústrias de polpas. Os produtores estão todos cadastrados no Instituto Emater e recebem orientações técnicas e treinamentos para conduzirem seus cultivos

O técnico Roque Tonin, da Emater local, acompanha as unidades produtivas e trabalha a metodologia Unidades de Referência (UR) como modelo técnico de produção. Uma das URs é a propriedade do Sr. Mauro Aparecido Zani, onde a produtividade dos últimos anos atingiu uma média de 130kg/planta, quase o dobro da média estadual. Esta propriedade é utilizada como difusora de tecnologia para os demais produtores.

O acompanhamento técnico das Unidades Produtivas Familiares se dá através de atendimento individualizado na Unidade Municipal, visitas às propriedades, reuniões, excursões entre outras metodologias.

A cultura da Acerola apresenta grande importância na geração de emprego renda e ocupação do meio rural, evitando o êxodo rural. Segundo o Eng. Agr. Roberto Corredato Gerente Regional da Emater de Cianorte, mesmo com bons resultados alcançados no município até o momento, existem vários desafios a enfrentar, como a deriva de produtos químicos de outras lavouras, qualidade de mudas plantadas, tratos culturais na condução da lavoura e outros, o objetivo é aumentar a produtividade e produção com qualidade, cuja média atual de produtividade é de 80 kg/planta ao preço de R$1,00/kg.

O desenvolvimento através da fruticultura é realidade no Município de Japurá, sendo também uma excelente opção de diversificação e renda, e toda a região de Cianorte apresenta solo, clima e mercado favoráveis para o desenvolvimento da atividade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.