Campo Mourão

12/03/2019

I Encontro da Mulher Rural & Urbana de Barbosa Ferraz

A maioria dos empreendimentos rurais tem a participação maciça de mulheres. Esse público não é esquecido pela Extensão Rural que desenvolve diversas ações  para promover a integração das mulheres, além de estimular a sua autonomia. Em Barbosa Ferraz, o Dia Internacional da Mulher (8 de março) foi marcado pelo 1º Encontro da Mulher Rural & Urbana, promovido pela prefeitura de Barbosa Ferraz, CRAS e Instituto Emater, reuniu 150 participantes.

Os temas que nortearam o Encontro foram diversos. A farmacêutica Sílvia Aparecida dos Santos Pereira, chamou a atenção das mulheres para os principais problemas de saúde que ainda são comuns mo meio urbano e rural. O câncer de mama e de colo uterino, a menopausa e os cuidados preventivos com  a saúde feminina dominaram a conversa. Mas  Sílvia também observou que é preciso a união de todos para enfrentar as várias formas de violência que ainda acontecem contra a mulher na sociedade atual, inclusive na área rural.  Para a farmacêutica, as mulheres têm a capacidade de provocar em si mesmas as mudanças necessárias para que consigam evoluir e se fortalecerem.

Flávia Martins de Oliveira, gerente da Cresol de Barbosa Ferraz, explicou às participantes do Encontro o funcionamento do Pronaf-Mulher.  Essa linha de crédito foi criada pelo Governo Federal para atender às necessidades da mulher produtora rural. Flávia disse que os recursos podem ser usados para financiar a construção, reforma ou ampliação de benfeitorias e instalações na propriedade rural. "As mulheres também podem usar esse dinheiro para comprar máquinas e equipamentos ou matrizes. É possível investir na formação e recuperação de pastagens, proteção e correção do solo . O objetivo maior é estimular o lado empreendedor da mulher rural" concluiu.

O Encontro foi encerrado com uma apresentação dos alunos da Escola de Música da Apae de Barbosa Ferraz que emocionou a todos.  O prefeito    Edenilson Miliossi lembrou às participantes a sua responsabilidade com as futuras gerações.  "É dever de todas, aqui no presente, pensar no mundo que querem deixar para as próximas gerações de mulheres", afirmou o prefeito. O Encontro teve o apoio do Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi, Cresol, Banco do Brasil, Coamo, Colari e Rotary.

Fonte:Instituto Emater-unidade municipal de Barbosa Ferraz – Fone:(44)3275-1644 -email-barbosaferraz@emater.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.