Cascavel

07/02/2019

Instituto Emater apresenta novidades para produtores de frutas durante o Show Rural

Os extensionistas do Instituto Emater estão levando diversas novidades para os produtores de frutas durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel.  A intenção é facilitar a vida do produtor aposta no cultivo de frutas como uva, banana, caqui, goiaba, fruta do conde e figo, entre outras.Para tanto, os técnicos implantaram na área do Instituto, diversas frutíferas e vão demonstrar algumas tecnologias que podem ser aplicadas na propriedade rural.

De acordo com Elcio Pavan, do Instituto Emater, a fruticultura é uma atividade que exige atenção  desde a escolha da área e o preparo do solo, até a colheita. Além disso, a produção de frutas é uma das principais alternativas para o pequeno produtor gerar renda na propriedade. Na área destinada à fruticultura no show Rural os extensionistas estão esclarecendo as dúvidas dos visitantes. “O objetivo é tratar toda a tecnologia de produção, desde a formação da muda, quando temos a parte da enxertia. Estamos orientando o produtor sobre a necessidade de uma muda de qualidade para que tenha uma boa produção”, afirma Pavan. Ele lembra que o destaque da área é a uva, devido à importância econômica na região.

Uma das novidades que os extensionistas vão mostrar aos visitantes é a produção de calda sulfocálcica. “Nós estamos ensinando o passo a passo do preparo desse potente fungicida e inseticida que o produtor pode confeccionar em casa, de forma muito simples. A base é cal, enxofre e água”, explica o Pavan, alertando que logo devem começar os cuidados com as frutíferas para enfrentar o inverno. Segundo o extensionista, essa pratica de manejo colabora para diminuir a incidência de doenças no verão.

Além de saber produzir, o agricultor tem que aprender a vender a sua produção. “É fundamental que o produtor entenda que, ao iniciar uma produção comercial, ele precisa ter mão de obra disponível no momento certo. O mercado é muito grande, mas o produtor precisa buscar. Não basta produzir e esperar. Após conquistar seu espaço no mercado, certamente terá sucesso na atividade. Dúvidas de produção todo mundo tem, mas elas são sanadas de uma forma relativamente simples. Se o produtor está com o objetivo de desenvolver aquela atividade, não terá problemas”, conclui o extensionista. O Show Rural Coopavel acontece até sexta-feira, dia 8, no Parque Tecnológico da Coopavel, em Cascavel.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.