Curitiba

04/01/2019

Governador empossa equipe do Sistema Estadual de Agricultura

O governador Carlos Massa Ratinho Junior empossou Norberto Ortigara como secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento. A solenidade foi realizada na quinta-feira (03), na sede do Instituto Emater, em Curitiba. O governador e o secretário também confirmaram a reestruturação administrativa da pasta para atender ao compromisso da atual gestão de reduzir a máquina pública e torná-la mais eficiente.

“A ideia é modernizar as empresas sob uma única gestão, conforme modelo que está sendo estudado pela Fundação Dom Cabral", informou Ratinho Junior. O secretário Norberto Ortigara anunciou a fusão das empresas vinculadas de assistência técnica e pesquisa agrícola. "Temos planos para atrair investimentos ao setor e para isso precisamos de projetos executivos para atrair os recursos que precisamos”, afirmou o governador. O extensionista Natalino Avance de Souza passa a responder pela presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná que vai reunir o Instituto Emater, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, além da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).

Segundo o secretário Norberto Ortigara, o estudo para a fusão das empresas vinculadas vai fortalecer as áreas de assistência técnica e pesquisa e também o trabalho da Codapar. “Nesse processo vamos chegar a uma proposta de consenso, ouvindo a sociedade e os servidores. Os tempos atuais impõem mudanças para um estado eficiente. É nesse contexto que estamos estudando essa reforma”, ressaltou Ortigara. Segundo o secretário, são muitos os desafios que o Paraná enfrenta, entre eles o reposicionamento sanitário do estado. "Precisamos obter o reconhecimento de área livre da aftosa, sem vacinação, para conquistar mais mercados para a carne brasileira", destacou. O secretário acrescentou que a Seab pretende melhorar a situação das famílias rurais, com ações como a construção de moradias rurais e proteção de fontes. Ortigara lembrou ainda a necessidade de realizar melhorias na infraestrutura do estado, sobretudo das estradas rurais. Ele ressaltou que a Seab deve seguir apoiando a pequena agroindústria, além de facilitar o acesso a novas tecnologias como a "internet das coisas", o uso de drones e a agricultura de precisão. "Vamos melhorar o trabalho que já vem sendo feito pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento para enfrentar esses desafios e entregar resultados à sociedade", concluiu.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.