Emater

21/12/2018

Instituto Emater e Anater Celebram Parcerias Para Atendimento a Agricultores Familiares e Suas Organizações Econômicas

O Instituto Emater celebrou parcerias com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER.

A primeira para o atendimento de 70 Organizações Econômicas da Agricultura Familiar (Cooperativas e Associações), dentro do Programa Mais Gestão, em todo o Estado do Paraná, com o aporte da Anater  de aproximadamente 5 milhões e seiscentos mil reais

A segunda para o atendimento de 1.180 famílias de Agricultores, produtores de tabaco da região centro sul do estado para o processo de diversificação das propriedades com o aporte da Anater de aproximadamente 2 milhões e seiscentos mil reais.

Os dois projetos terão duração de 24 meses a partir de janeiro de 2019. As propostas técnicas foram construídas pela Assessoria de Planejamento do Emater com a participação direta dos técnicos que irão executar a campo a Assistência Técnica.

O Programa Mais Gestão tem como Objetivo principal qualificar, profissionalizar a gestão das Organizações Econômicas da Agricultura Familiar, focando na melhoria dos processos internos, acesso aos mercados e aumento da participação dos Associados, e isso só é possível com uma Ater de qualidade proporcionada pelos técnicos da Emater que vem se preparando para o atendimento dessas Organizações e a parceria com a Anater possibilitará a qualificação e ampliação dos trabalhos.

A proposta de Diversificação visa ofertar alternativas à produção de Tabaco para as famílias que desejam não ficar dependentes exclusivamente dessa cultura. Esse trabalho atende aos princípios da Convenção Quadro, a qual o Brasil é signatário, que preconiza a diminuição do consumo e do plantio de Tabaco no mundo inteiro. O Emater vem desenvolvendo esse trabalho com excelentes resultados há mais de 10 anos em Iratí e municípios da região e a parceria com a Aanater possibilitará a qualificação desses serviços.

Com essas parcerias o Instituto Emater e a Anater totalizam três parcerias, pois a parceria para o atendimento de mil produtores do Café no Norte Pioneiro está sendo executada desde o ano passado com o aporte da Anater de aproximadamente três milhões de reais, e esse trabalho vem qualificando a produção de café no estado, trabalho esse, desenvolvida pelos extensionistas da Emater há mais de 30 anos.
Texto:  Zootecnista João Batista Zanini
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.