Emater

06/12/2018

Valter Bianchini recebe homenagem no Dia do Extensionista

Nesta quinta-feira, dia 6, comemora-se o dia Nacional do Extensionista Rural e Dia da Conservação do Solo. Para lembrar a data, a Assembléia Legislativa do Paraná vai realizar uma sessão especial.

Na ocasião Oromar Bertol, diretor do Núcleo Estadual Paraná da  Sociedade Brasileira da Ciência do Solo, vai falar sobre os diferentes programas de manejo e conservação do solo desenvolvidos no Paraná. Além disso, Assembléia vai entregar o título de Cidadão Honorário a Valter Bianchini, oficial nacional de programas da FAO região Sul do Brasil.

A entrega do título de cidadão honorário a Bianchini é o reconhecimento a uma carreira dedicada à Extensão Rural. Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bianchini é especialista em Políticas Agrícolas, pela Unicamp, e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como extensionista rural no Instituto Emater, foi pesquisador no Departamento de Estudos Socioeconômico (Deser) e atualmente é oficial nacional de projetos no escritório Regional da FAO do Sul do Brasil.

Justamente por conhecer a agricultura familiar profundamente, herança do período em que desempenhou a função de extensionista rural no Instituto Emater, Bianchini foi convidado a assumir a Secretaria Nacional de Agricultura Familiar, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, entre 2003/2007 e 2012/2014. Ocupou ainda o cargo de Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná de 2007 a 2010.

Bianchini também ajudou a formular, programar e gerir um conjunto de políticas públicas e programas que contribuíram com a Agricultura Familiar como o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o Seguro da Agricultura Familiar, o Seguro Garantia Safra e o Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar. Esteve à frente também da definição da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Programa de Compras da Agricultura Familiar, do Plano Nacional da Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) entre outros.

Em 2004, como Secretario Nacional de Agricultura Familiar do governo Lula, criou o Proagro Mais, o Seguro da Agricultura Familiar. Em 2008 como Secretário de Agricultura no Governo Requião instituiu o Programa de Subsidio ao Seguro do Trigo, em complemento ao Programa de Seguro do Governo Federal. Ambos os programas deram maior segurança aos produtores de trigo em todo o país.

Bianchini é autor de vários trabalhos sobre Políticas Públicas na Agricultura Familiar. Em 2015 publicou o livro Pronaf 20 Anos, que relata parte da experiência vivida em duas décadas do programa que deu apoio e contribuiu, sobremaneira para fortalecer a agricultura familiar no país. "Para mim essa homenagem é um reconhecimento de uma trajetória profissional pessoal, mas também é a valorização do trabalho que a Extensão Rural faz em todo o Paraná", afirmou Bianchini.  A cerimônia de entrega do título  será realizada no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, quinta-feira (06), a partir das 9h.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.