Irati

25/10/2018

HortiMallet leva orientação técnica para mais de 100 horticultores do Sudeste do Estado

A Emater realizou no último dia 18 de outubro, em Mallet, o segundo HortiMallet, um dia de campo destinado a atender horticultores de todo o Sudeste do Estado. O evento teve 108 participantes que assistiram a quatro palestras sobre Tecnologia e eficiência de aplicação, com o engenheiro agrônomo Sebastião Jele, da Syngenta; Controle biológico de pragas e doenças, com a engenheira agrônoma Sônia Yamamoto, da Koppert; Variedades e manejo de morango semi-hidropônico, palestrada apresentada pelo engenheiro agrônomo Juliano de Lima Souza, da Emater; e Lonas e malhas agrícolas, com Eduardo Holme, da  RTV Ginegar Polysack).

O tempo ruim impediu a visita técnica programada para a unidade referência sobre a cultura do morango no sistema semi-hidropônico,  na propriedade da família Szymczak, assistida pela Emater, na Colônia Quatro. O casal tem 18 mil mudas cultivadas em 2,1 mil metros quadrados de ambiente protegido. A família cultiva as variedades San Andreas, Percinque e Albion,  produzidas com a mais alta tecnologia.

“Discutimos temas importantes que podem limitar a produtividade. Muitas vezes o problema no controle de enfermidades está na forma como são misturados e aplicados os insumos. Outro ponto é a perda de eficiência de controle químico de pragas e doenças de alguns princípios ativos, onde o controle biológico entra como uma alternativa mais eficiente, sustentável e menos agressiva ao ambiente”, explica o Juliano de Lima Souza, engenheiro agrônomo da Emater.

A terceira edição do evento já está marcada para 17 de outubro de 2019. O HortiMallet é considerado um dos principais eventos técnicos da região sobre olericultura, difundindo tecnologia e informação técnica ao publico assistido pela Emater.


Fonte:
Emater/Mallet
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.