Cascavel

11/06/2018

Anahy: Encontro técnico microrregional debate conservação de solo e água

Emater, Itaipu Binacional e Prefeitura de Anahy realizaram, na última terça-feira, 5 de junho, em Anahy, o I Seminário Microrregional de Manejo e Conservação de Solo e Água. O evento foi promovido com o apoio da Unioeste, através do professor Deonir Secco, da Adapar e do Ministério Público da Comarca de Corbélia. Cerca de 150 pessoas, entre agricultores e lideranças, do município sede e de Nova Aurora, Corbélia, Braganey e Iguatu, participaram da reunião técnica.

Os assuntos tratados despertaram muito interesse dos participantes, pois influenciam diretamente o desempenho das atividades desenvolvidas nas propriedades. Entre os temas debatidos estavam a Importância da cobertura permanente do solo no manejo e conservação do solo e da água; a Qualidade das estradas rurais e a dependência do manejo adequado nas áreas de influência, o Papel da gestão socioambiental por bacias hidrográficas na segurança hídrica, com ênfase em práticas conservacionistas, a Legislação ambiental, com enfoque no uso do solo e da água e a responsabilidade dos usuários; e o Papel da Adapar no contexto.

O principal objetivo do evento foi despertar nos produtores a percepção da importância de se manter de forma permanente a preocupação com o tema, pois o manejo adequado do solos e da água é o principal fator capaz de influenciar a produção de alimentos e a rentabilidade das propriedades. Mostrar, também, que a qualidade das estradas  rurais, que é uma preocupação constante dos produtores do município, depende do manejo  adequado do solo e da água e sua conservação não pode ser vista de forma isolada das demais práticas de conservação do solo.

Fonte:
Adriano Silva Migliorini/Emater de Anahy
Telefone: 45 3249 1254 e E-mail: anahy@emater.pr.gov.br

Élcio Pavan/Coordenador Regional-Emater de Cascavel
Telefone: 45 3219 9300 e E-mail: elciopavan@emater.pr.gov.br
   
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.