Apucarana

24/05/2018

Sabáudia realiza 5ª Festa da Família Rural

No último sábado, 19 de maio, aproximadamente 800 pessoas ligadas ao setor rural participaram, no salão paroquial da Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus, em Sabáudia, da 5ª Festa da Família Rural de Sabáudia e do Lançamento da 25ª Expotécnica.
 
Entre as entidades envolvidas estão a Prefeitura do Município, Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e sua vinculada Emater, além dos parceiros estratégicos: família D`Agostini,  Associação dos Agricultores e Empreendedores Rurais Familiares de Sabáudia (AAERFAS), Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Iapar, Embrapa, Faep e Sindicatos Patronais, Fetaep e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e, ainda, os programas do Governo do Estado do Paraná Pró Rural, Microbacias e Prosolo.

O prefeito Edson Hugo Manueira e o vice-prefeito Agnaldo Luciano Valderrama (Biliu), o Secretário Municipal de Agricultura, Mauro Castilho, além do presidente da Câmara Municipal do Município de Sabáudia, vereador Mauro João Schiavo, recepcionaram o Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, que prestigiou a Festa de lançamento da Expotécnica. O deputado federal Luiz Nishimori e o deputado estadual Tiago Amaral também prestigiaram a festa. Representantes de outras entidades agrícolas estavam presentes.

À frente do evento de lançamento da Expotécnica, estavam o gerente regional do Emater em Apucarana, Cristovon Videira Ripol, o chefe do Núcleo Regional da Seab em Apucarana, Mário Bezerra Guimarães, o coordenador da Expotécnica e extensionista da Emater,  Luiz Marcelo Franzin, e o agricultor Cláudio D´Agostini, proprietário da área onde acontece o evento de tecnologia agrícola.

Após os pronunciamentos das autoridades e exibição de um vídeo sobre a Expotécnica, o Secretário de Estado da Agricultura George Hiraiwa e o deputado federal Luiz Nishimori entregaram em mãos o primeiro convite da nova edição do evento ao prefeito Hugo Manueira, simbolizando o lançamento da 25ª Expotécnica, que neste ano acontece nos dias 18, 19 e 20 de julho, no sítio São José - km 21, em Sabáudia.

A Expotécnica, que surgiu em 1994, em Sabáudia, como evento tecnológico de inverno visando o estímulo ao plantio direto, comemora 25 anos de existência. Vinte e cinco anos depois, a Expotécnica se consolida como o principal evento realizado em propriedade agrícola no Estado do Paraná e no Brasil, tendo como objetivo a modernização e inovação tecnológica. Em todas as suas edições, a Expotécnica capacitou cerca de 45 mil agricultores difundindo a prática do plantio direto em suas propriedades e mudando a paisagem do estado do Paraná. Hoje, é inquestionável o aumento da produtividade e da rentabilidade das lavouras de grãos na região, frutos também da Expotécnica.

Com o tema da 25ª Expotécnica, “Cuidar bem do Solo e da Água é proteger o nosso maior patrimônio e garantir o futuro”, os organizadores reforçam que a valorização de todos os parceiros que ajudam a construir, junto com o sistema Seab e Prefeitura, um Paraná melhor para sua população com a produção sustentável de alimentos, preservando nossos maiores patrimônios, o solo e a água. Nesta edição comemorativa, a Expotécnica possui um total de 125 empresas parceiras e expositoras ligadas ao setor agropecuário com 300 profissionais que estarão presentes no evento e à disposição dos agricultores(as) e suas famílias.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.