Campo Mourão

24/04/2018

Peabiru: Agricultores discutem Plano de Ação da Microbacia Rio da Areia

 A Emater de Peabiru organizou uma reunirão com agricultores das comunidades Placa União, Guanabara, São Pedro e São Roque para dar andamento ao Plano de Ação da Microbacia “Rio da Areia”, que deve beneficiar aproximadamente 60 agricultores familiares.

Participaram do evento futuros beneficiários do Programa. Na ocasião,  foram apresentadas as metas definidas pelas assembleias feitas em 2017, que são: Seis  Recuperação e Proteção de Minas, 80 horas máquinas para melhoria de carreadores rurais, compra de dois distribuidores de corretivos, compra de 420 toneladas de calcário e 60 toneladas de corretivo a base de Fósforo.
O Programa de Manejo de Solos e Água em Microbacias busca a construção de um modelo de agricultura produtiva que mantenha a sustentabilidade, com manejo adequado de solos e água e preservação da biodiversidade do ambiente trabalhado.

A participação dos produtores presentes permitiu mensurar e distribuir as práticas a serem apoiadas nesta área que é composta por quatro Comunidades, promovendo melhorias nas práticas utilizadas no manejo e conservação do solo,  melhorando a rentabilidade econômica das culturas implantadas, além da melhoria dos aspectos sociais dos habitantes no perímetro da microbacia, com a prática de preservação da qualidade da água a ser consumida pelas famílias. O recurso a ser aplicado nesta microbacia e R$ 210 mil, sendo que a Prefeitura entrará com contrapartida de 5% desse valor.

A Emater esteve representado pelos extensionistas municipais  Antônio Eduardo Egydio e Jorge Maurino da Silva, apoiados pelo coordenador regional de projetos,  Sandro Cesar Albrecht. Teve grande participação dos agricultores da microbacia, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores e da Secretaria Municipal da Agricultura, todos envolvidos  para implantar ações na busca de um modelo de agropecuária mais produtiva e sustentável, dentro das premissas e embasamento do Programa de Manejo Correto de Solos e Água do Estado do Paraná, com melhoria nas áreas ambientais,  sociais e econômicas, beneficiando diretamente as comunidades envolvidas e indiretamente toda a sociedade local.

Fonte – Instituto Emater - Unidade Municipal de Peabiru. Fone: 44 3531-2077.
E-mail: peabiru@emater.pr.gov.br Apoio – Área de comunicação eventos e marketing da unidade regional do Instituto Emater de Campo Mourão.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.