Cornélio Procópio

02/04/2018

Produtores de Assaí protegem nascentes

A melhoria do fornecimento de água é fator importante para o desenvolvimento das comunidades rurais. Os técnicos do Instituto Emater de Assaí e de Cornélio Procópio, em parceria com a Prefeitura, realizaram recentemente uma prática de proteção de mina e nascente, na Microbacia Córrego Peroba. Sete famílias de agricultores da comunidade foram beneficiadas. Todos eles adquiriram as propriedades com recursos do programa Crédito Fundiário, do governo federal, e agora poderão levar o trabalho de proteção de fontes para outras propriedades.

De acordo com Valter Lucio Teixeira da Silva, do Instituto Emater de Assaí, a nascente era insalubre e estava sem qualquer tipo de proteção, ficando sujeita à contaminação com a água das chuvas. Durante o curso que também contou com a participação de Mirian de Oliveira, do Instituto Emater de Cornélio Procópio, os produtores aplicaram a técnica do solo cimento (uso solo do local e cimento) para isolar e proteger a nascente. A área ao redor foi gramada e diversas espécies nativas foram plantadas, reconstituindo a mata ciliar. Essa foi a primeira fonte a ser protegida no município, o trabalho deve ser levado a outras cinco propriedades no município.

A prefeitura viabilizou o transporte de pedras até o local e, após a conclusão da proteção da nascente, profissionais da Vigilância Sanitária coletaram amostras da água. O material foi encaminhado ao Laboratório da UEL (Universidade Estadual de Londrina) para ser realizada a análise de qualidade e definidos padrões de potabilidade para a água da nascente.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.