Maringá

09/02/2018

Lobato - Dia de Campo de Competição de Variedades de Soja

Lobato - 13º Dia de Campo de Competição de Variedades de Soja
O Instituto Emater em parceria com a Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva – NOVA e o apoio de instituições de pesquisa e de empresas fornecedoras de sementes e outros insumos, realizou no dia 1º de fevereiro, o 13º Dia de Campo de Competição de Variedades de Soja de Lobato. 

O evento contou com a presença de 93 produtores oriundos do município e cidades vizinhas, além de lideranças e autoridades de Lobato como a Prefeita Tania Martins Costa, Vice Prefeito Carlos Roberto Gomes Junior, Diretor de Desenvolvimento Econômico Carlos Bento de Moraes e as vereadoras Roseli Guimarães Borges e Elaine Aparecida Marion Piovesan.

De acordo com o extensionista municipal Pascoal Aparecido Palhares, do Instituto Emater, nesta edição estão sendo apresentadas e avaliadas 27 variedades de soja intacta, as quais são recomendadas para a região de Lobato, em especial para as áreas de solo misto e aos com maior proeminência de textura arenosa.

Esse trabalho é desenvolvido na propriedade da Família Tondato há 05 edições, onde ocupa uma área aproximada de 0,80 ha, com as parcelas distribuidas em 9 linhas de 70 metros cada, com espaçamento entre linhas de 0,45m. Segundo o senhor Alonso Kenedy Tondato, que cultiva na propriedade 77,0 hectares de soja, esta é uma parceria a qual pretende dar continuidade,  uma vez que tem contribuído em muito na sua tomada de decisão quando da escolha de variedades para o cultivo de suas lavouras.

Tanto ele, quanto os produtores que visitam a propriedade e acompanham aos eventos realizados, observam in loco o desenvolvimento, a potencialidade e os resultados de cada cultivar ali presente. Destacou que utilizando como referência o comportamento e desempenho de variedades, apontados por esse trabalho, implantou e chegou a produzir nessa propriedade 5.040 kg/ha na safra 2015/2016.

Programação - Foram sete as baterias pelas quais os produtores passaram durante o Dia de Campo, nas quais os técnicos de empresas colaboradoras puderam  apresentar os materiais sob sua tutela e discorrer sobre as caraterísticas e peculiaridades de cada um deles.

Tecnologias - A competição de variedades se faz aplicando-se identicas tecnologias para os 27 cultivares, desde o plantio, realizado em 14/10/2017, ao uso de adubação de base  250 kg/ha do formulado 04-30-10, adubação em cobertura com 100 kg/ha de cloreto de potássio. As parcelas, assim como na propriedade como um todo, passam pelo Manejo Integrado de Pragas e Doenças o que fez com que até o presente fossem realizadas apenas duas aplicações para controle de percevejos e duas para o controle de doenças.

Clima – Ainda que tenha havido dias frios no inicio do desenvolvimento das plantas - final de outubro e início de novembro – e um período com chuvas intensas e persistentes no último mês, pode-se considerar de que as condições climáticas estão dentro da normalidade.

Quanto ao desenvolvimento das plantas vê-se, que por ora está bastante parelho e que doravante poder-se-há observar melhor o comportamento até a colheita. onde apresentaremos ao produtores e interessados a produtividade de cada material.

Resultados - Os resultados das produtividades e o desempenho de cada um dos materiais, serão apresentados aos produtores e demais interessados, em evento específico no mês de abril, a tempo de servir como embasamento e orientação para tomada de decisão com vistas à próxima safra. De momento e pelas condições apresentadas, está se estimando para uma produtividade média na área em torno de 3.480 kg/ha.

Importância - O município de Lobato possui área territorial de 23.957 hectares, onde a cultura da soja ocupa 22% desta área e representa 27% do Valor Bruto da Produção -VBP.

Mais informações:
- Pascoal Aparecido Palhares <pascoalpalhares@emater.pr.gov.br>
-Unidade Municipal de Lobato - Fone: (44) 3249-1126 / 99998-2568

Texto/Apoio:
Engº Agrº José Antônio Rosa Filho - joserosa@emater.pr.gov.br
Área de Eventos, Comunicação e Marketing – Unidade Macro Noroeste
Fone: (44)3227- 5849 / 99129-0944
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.