Cornélio Procópio

10/01/2018

Emater promove reunião prática sobre criação de peixes em Rancho Alegre

Emater promove reunião prática sobre criação de peixes em Rancho Alegre

Na sexta-feira, 5 de janeiro, a Emater realizou, em Rancho Alegre, uma reunião prática sobre produção intensiva de peixes em tanques escavados. O evento aconteceu na unidade de referência de piscicultura que fica na propriedade do produtor rural Otávio Tanaka. O principal tema discutido no dia foi Importância do monitoramento da qualidade da água e uso de aeradores.

Segundo Miguel Antonucci, técnico da Emater e gestor do projeto estratégico de Piscicultura do Norte do Paraná, a reunião faz parte do trabalho planejado de repasse de informações tecnológicas e troca de experiências que o Instituto e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento realizam na região Norte do Paraná para o desenvolvimento da piscicultura.

A reunião contou com participação de produtores e técnicos de Rancho Alegre e municípios vizinhos envolvidos e interessados na atividade. Durante a reunião, foram apresentados os resultados técnicos e econômicos da unidade de referência,  avaliação, com base em biometrias dos peixes;  e análises dos principais parâmetros de qualidade de água levantados in loco com auxílio de Kit de monitoramento.

Para realização da prática a Emater contou com a parceria da empresa Giraqua, que apresentou seus modelos de Kit de produtor e equipamentos digitais, necessários para levantamento dos parâmetros, bem como a demonstração dos aeradores, equipamentos necessários e importantes para se intensificar a produção em tanques escavados. 

As atividades desenvolvidas na reunião frisaram bastante que a obtenção de bons resultados técnicos e econômicos só é possível com a profissionalização dos piscicultores no processo de gerenciamento da atividade, com base em dados e fatos, que devem acontecer durante todo processo de cultivo.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.