Campo Mourão

30/11/2017

Programa de Gestão do Solo e Água em microbacias beneficia produtores de Ubiratã

O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), cujo objetivo é recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas.

O programa atuará em todos os municípios do Paraná, abrangendo 400 grupos de agricultores, igual número de microbacias e beneficiando em torno de 20 mil famílias. Tem como referência as experiências adquiridas na execução de programas similares desenvolvidos no estado do Paraná nos últimos quarenta anos.

Agregam-se em seu escopo novas estratégias, tais como: atuação em manejo e conservação do solo e da água em pelo menos uma microbacia em cada município do Paraná; ações integradas de vários programas ambientais, sociais e produtivos, com forte participação popular e base técnica; integração maior com o Plano Estadual de Gestão de Estradas Rurais, orientando-o em bases conservacionistas; capacitação de profissionais  prefeituras municipais, assistência técnica e comunidades locais; e linhas de crédito para recuperação e manutenção dos recursos naturais.

O programa tem uma estrutura multiorganizacional, cabendo ao Instituto Emater as funções de liderança na organização dos comitês gestores regionais e locais, na seleção das microbacias a serem trabalhadas, na organização das consultas públicas, encaminhamento das demandas e orientação técnica aos agricultores.

Um dos primeiros municípios da região de Campo Mourão a ser beneficiado foi Ubiratã. Na última sexta-feira, 24 de novembro, foi  realizada a entrega do fertilizante Super Simples a base de fósforo para os 57 agricultores familiares beneficiários do Programa na microbacia Água Grande, através do Convênio 004/2017,  celebrado com a Seab.

O Prefeito Haroldo Fernandes Duarte, popular Baco, esteve presente no evento de entrega juntamente com o responsável municipal da Emater, Hemerson Bento Alves, o chefe do núcleo regional da Seab de Campo Mourão, João Ricardo Barbosa Rissardo, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Ademur Maciel, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Hideraldo Magron, e o chefe de Divisão da Agricultura e Pecuária, Clayton Corrêa de Almeida.

A entrega aconteceu no barracão da antiga Tomodashi, de propriedade de Rodrigo de Oliveira Fernandes, que cedeu o local para a entrega dos fertilizantes.
Fonte:
Emater/Ubiratã.
Apoio: Área de Comunicação, Eventos e Marketing - unidade regional Emater de Campo Mourão.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.