Campo Mourão

30/11/2017

Nova Cantu realiza 1ª Caminhada Internacional na Natureza

A Prefeitura e a unidade regional da Emater de Campo Mourão, com apoio de parceiros municipais, realizaram a 1ª caminhada internacional na natureza em Nova cantu, no último domingo, 26 de novembro, com a participação de mais de 160 pessoas, entre caminhantes, organizadores e lideranças, de cinco municípios da região.

Participaram da abertura o prefeito José Carlos Gomes, o vereador Noel Pereira, o secretario de Turismo e Meio Ambiente, Tiago Fameli, o secretário de Agricultura, José Francisco, e demais secretários municipais.

Foi evidenciado por todos a importância da parceria Emater e Prefeitura na qualificação dos eventos, bem como a importância deste evento no calendário local e regional de  turismo. A presença dos municípios reforçou a importância da parceria institucional entre os poderes constituídos e também a sociedade civil organizada para organizar um calendário de eventos, buscando não sobrepor datas de eventos na região ou próximos dela.

O circuito “Entre Rios”, na comunidade São Jorge, contou com aproximadamente 12  quilômetros,  em sua maioria em áreas de matas com cachoeiras, rios, geradores de energia, agroindústria, museu municipal, biodigestor e atividades agropecuárias. Foi organizado, em nível municipal pelos secretários Tiago, José Francisco e Viviane, com apoio de todas as demais secretarias municipais. A articulação regional foi do coordenador regional da Emater Clóvis José Rosa.

Importante a participação e apoio do Expresso Nordeste, Sicredi, Coagru, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Sid Transportes, Consorcio Araucária, Materiais de Construção JL, Rivelino Skura Advogado, Coaminc, CSPA-Transportes, Center Graf, Posto Bassegio, C-Vale, JK ambiental, Allison Contabilidade, Elotec e Banco do Brasil, Unidades de Produção Familiar apresentaram e comercializaram  produtos da agroindústria familiar e artesanato.

A recepção dos caminhantes foi com um café colonial. Logo após, houve o alongamento e teve inicio a caminhada que contou com quatro pontos de apoio e monitoramento total por rádios comunicadores, permitindo maior segurança aos caminhantes. A comunidade São Jorge fez a acolhida aos visitantes, serviu o café  e o delicioso almoço que encerrou o evento.

Fonte:
Clóvis José Rosa - Coordenador Regional de Caminhadas e Turismo Rural - Emater Regional de Campo Mourão.
Fotos: Célio Roseno
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.