Emater

11/10/2017

Emater e Seab promovem Concurso para valorizar queijo artesanal paranaense

Secretaria de Estado da Agricultura e Emater estão promovendo o primeiro Concurso de Queijos artesanais do Paraná. Uma iniciativa que tem como objetivo identificar e promover a produção de queijos artesanais da agricultura familiar paranaense, valorizando a cultura alimentar e o saber fazer dos queijos diferenciados e, com isso, contribuir ainda com o desenvolvimento de pequenas agroindústria como estratégia de agregação de valor ao leite produzido por pequenos produtores.  A ação tem o apoio da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária –Unicafes-PR, Ministério da Agricultura e programas Pró Rural e Microbacias, do Governo do Estado.

O Concurso terá sete etapas regionais ou territoriais. Duas delas acontecem na proxima semana. Em Pinhão, na terça-feira, 17 de outubro, tem a avaliação dos vinte queijos inscritos por agricultores do território Cantuquiriguaçu, que reúne municípios das regiões de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel. Na sexta-feira, 20 de outubro, em Francisco Beltrão, é a vez do Sudoeste conhecer os seus representantes na etapa estadual marcada para acontecer em junho do próximo ano, em Curitiba. As regiões de Pato Branco, Pato Branco e Francisco Beltrão tiveram a inscrição de queijos produzidos por trinta famílias das três regiões.

Os agricultores familiares inscritos recebem uma visita técnica dos profissionais da Emater para verificar se o queijo produzido por eles atende aos pré-requisitos do concurso, que  exige bastante rigor quanto à sanidade dos animais (vacas) e a aplicação de boas práticas de ordenha e fabricação.
Para participar o agricultor precisa produzir o queijo com leite de vacas criadas em sua propriedade e também não deve usar aditivos artificiais como conservantes, corantes e palatabilizantes na elaboração do produto.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.