Ivaiporã

11/10/2017

Emater contribui com a realização de três eventos sobre agroecologia

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território Vale do Ivaí, formado por representantes da Emater, Instituto Federal do Paraná/Campus de Ivaiporã, Assentamento 8 de Abril de Jardim Alegre e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaiporã, promoveu, de 2 a 4 de outubro, em Ivaiporã, IV Encontro de Agroecologia do Vale do Ivaí, a II Semana Acadêmica de Agroecologia e a V Mostra de Trabalhos de Agroecologia, envolvendo cerca de 200 participantes, entre agricultores e estudantes. O evento teve o apoio do programa Pró Rural, do Governo do Estado, e da Fetaep/Senar.

No primeiro dia, 2 de outubro, teve a apresentação de trabalhos sobre agroecologia. No segundo dia, 3 de outubro, aconteceu a Semana Acadêmica, com a realização de várias oficinas, boa parte delas orientadas por técnicos da Emater. André Miguel falou sobre Sistemas agroflorestais, Marcos Antonio de Freitas a respeito de Recuperação e conservação de nascentes, Alini Taichi da Silva Machado tratou de Fruticultura orgânica e Carlos Eduardo dos Santos sobre Agroindústria para a agricultura familiar.

O IV Encontro de Agroecolgia do Vale do Ivaí aconteceu no dia 4 de outubro. Pela manhã teve a palestra sobre Agroecologia e produção orgânica como estratégia para o desenvolvimento da agricultura familiar, com o professor  Rogerio B. Macedo, da Universidade Estadual do Norte Pioneiro, e o painel Iniciativas e projetos inovadores da agricultura familiar no Território Vale do Ivaí, que contou com a moderação do coordenador estadual do projeto Agroecologia, da Emater, Paulo Henrique Lizarelli.

No período da tarde de 4 de outubro aconteceram sete oficinas, duas delas orientadas por extensionistas da Emater. Paulo Tadatoshi Hiroki, foi responsável pelo tema Manejo reprodutivo em sistemas de produção de leite em transição agroecológica, e Ronaldo Forchesatto sobre Homeopatia para gado de leite.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.