Curitiba

10/10/2017

Emater integra ação que visa melhorar conservação do entorno do reservatório do Rio Iraí

A Emater iniciou em 2016, por demanda da Sanepar,  levantamento de dados da área do entorno do reservatório do Rio Iraí, que fica em Piraquara e abastece com água a população da Região Metropolitana de Curitiba. Nas visitas a campo, foi constatado uma condição severa de degradação do solo, inclusive com a existência de voçoroca. O problema teve origem na falta de cuidados com o solo, que não recebeu os cuidados necessários através de obras e de práticas de contenção do escoamento superficial das águas da chuva.

A Sanepar, com intuito de garantir água de boa qualidade, demandou da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento especialistas técnicos para corrigir a situação. Técnicos da Emater e da Codapar vistoriaram a área, fizeram levantamento de dados a campo, resultando em  um projeto técnico viável e barato.

Segundo Oromar João Bertol, coordenador da equipe técnica composta por Adair Rech, Milton Matsuchita, Edson Pellegrini e Mauro Wosniack, o projeto incluí obras de engenharia de contenção do escoamento superficial das águas da chuva. Estão incluídas ainda no projeto práticas de melhoria da qualidade química, física e biológica do solo com o propósito de aumentar a infiltração e armazenamento da água por meio da restauração da vegetação arbórea de superfície.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.