Ivaiporã

10/10/2017

Emater realiza Seminário para levar orientação a pequenos agroempreededores

A Emater, com o apoio do programa Pró Rural, e a parceria do Banco do Brasil, Ministério da Agricultura e prefeituras, realizou, em Jardim Alegre, 2 de outubro, o II Seminário Regional sobre Agroindústrias. O evento reuniu cerca de 150 participantes, de 22 municípios da região de Ivaiporã, entre eles pequenos agroempreendedores que lidam com o processamento de produtos de origem vegetal, especialmente para a produção de polpas de frutas, e representantes técnicos de prefeituras.

No período da manhã ocorreram  as palestras que levaram esclarecimento sobre as legislações federal e estadual para o processamento de produtos de origem vegetal, com ênfase para a Resolução 004/2017, da Secretaria de Estado da Saúde, que trata do assunto. Á tarde, teve a parte prática, com a visita ao emmpreendimento das agricultoras Judite Aparecida Bernardi e Maria E. Coletti, de Lunardelli. Elas, com orientação da Emater, conseguiram regularizar uma agroindústria que trabalha com a produção de coxinhas de mandioca.

O extensionista Carlos Eduardo dos Santos, de Jardim Alegre, conta que a Emater tem uma atuação forte na região com a finalidade e apoiar a iniciativa dos agricultores familiares que tem interesse em investir na constituição de pequenas agroindústrias como estratégia para aumentar a renda obtida com o trabalho na propriedade. "São ações que visam a regulamentação dos empreendimentos, adequação de plantas, organização de documentos para a elaboração de manuais, definição de rótulos, capacitação em boas práticas de produção e exame de água", relata.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.