Cornélio Procópio

07/08/2017

Emater de Uraí tem novo escritório

Em Uraí, região do Cornélio Procópio, desde a última quinta-feira,  3 de agosto, a equipe local da Emater conta com um novo escritório para receber e atender os agricultores do município. A obra foi inaugurada com a presença do secretário de estado da Agricultura, Norberto Ortigara, do diretor-administrativo  da Emater, Richard Golba, do prefeito da cidade, Carlos Roberto Tamura, da gerente regional da Emaer, Eliani Aparecida Marson, do chefe do núcleo regional da Seab, André Luiz T. da Silva,  e do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Nosso, além de produtores rurais e lideranças de Uraí e região.

A Emater está em Uraí desde setembro de 1979, quando ainda era Acarpa. Atualmente, três funcionários trabalham no Município: uma engenheira agrônoma, um técnico agrícola e uma assistente administrativo. O município tem cerca de 750 agricultores, o Instituto atende cerca de 300 deles. Segundo a gerente regional,  na ação realizada pelos técnicos se destaca o trabalho de orientação aos agricultores que produzem alimentos no sistema orgânico.

Em seu pronunciamento, Ortigara agradeceu a parceria com a prefeitura e parabenizou o excelente trabalho realizado pela Emater em Uraí, na promoção e desenvolvimento de uma agricultura que proporciona melhorias para o produtor e viabiliza também o progresso econômico local.

O prefeito Carlos R. Tamura destacou a importância da Emater para o progresso da agricultura do Município e o excelente trabalho da Tina (Ernestina Muruoka), promovendo a agricultura orgânica no município, hoje referência no Estado. Agradeceu, ainda, a todos os funcionários do Órgão, os atuais e os que já trabalharam em Uraí, como Rosilena  Cianci e Paulo Tagata, entre outros, que contribuíram para o desenvolvimento agrícola do município.

A nova sede da Emater em Uraí tem espaço de 68 metros quadrados e custou R$133 mil, recurso do próprio Instituto. Para ajudar, a Prefeitura doou o terreno. Nos últimos dois anos, a equipe estava alojada em um espaço emprestado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social. "É um investimento que vêm dar melhores condições de trabalho para o profissionais e facilitar e qualificar o atendimento aos nossos produtores rurais", avaliou Iliani.

Secretário da Agricultura visita produtores atendidos pela Emater

Após a cerimônia de inauguração, o Secretário da Agricultura aproveitou para conhecer de perto o resultado do trabalho da Emater em Uraí, visitando duas famílias de agricultores: a produtora Keiko Mori e Adilson Mori, da comunidade Horizonte.  Os dois, produtores de hortaliças,  recebem assistência técnica da engenheira agrônoma Ernestina Muraoka, através do projeto de fomento a agricultura orgânica que abrange outras 43 famílias do Município.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.