Campo Mourão

12/07/2017

Emater de Fênix incentiva o projeto Hortas Escolares

O Projeto Horta Escolar em Fênix foi elaborado com o objetivo de trazer para mais perto das crianças a produção de Olerícolas de forma sustentável, mostrando os cuidados, recomendações e ensinado na prática como se inicia uma horta. No último dia 6 de julho, dando continuidade a esta ação na Escola Municipal Bela Vista do Ivaí, foi realizada uma palestra sobre a importância das olerícolas para a saúde e, na seqüência, aconteceu uma aula pratica de preparo de canteiros e plantio de mudas.

 A escola fica a mais ou menos 13 km da sede do município, na zona rural, ao lado de uma Vila Rural, fato que influenciou os organizadores a desenvolver o projeto nesta localidade. O que se quer é despertar o interesse das crianças para a produção de alimentos e, quem sabe, contribuir para que no futuro elas continuem vivendo no campo, no processo de sucessão familiar.

O projeto, além de mostrar aos pequenos como se desenvolve as diversas culturas, os fatores que influenciam a produção e quais são os tratos culturais, também pôde aproximá-los do universo rural, mostrar de onde vem os alimentos que são servidos em suas refeições e incentivá-los para o cultivo em suas casas.

Durante as atividades nas hortas, as crianças aprendem técnicas de manejo do solo e de produção de alimentos. Também irão programar o plantio de vegetais destinados à alimentação nutritiva e sustentável, com atividades envolvendo várias disciplinas, integrando estudantes, professores, agentes de apoio e comunidade.

O projeto contou com o apoio da prefeitura, através do prefeito Neno Molina, e secretarias de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Educação e Cultura.

Fonte: Kennedy Junior Zorzanelo Niza
Emater/Fênix
Fone: 44 3272 1252. E-mail: fenix@emater.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.