Emater

12/06/2017

Emater orienta produtores para a colheita de café com qualidade superior

Produtores paranaenses iniciaram há cerca de um mês mais uma colheita do café. A expectativa, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, é de uma boa safra, com crescimento de até 20 por cento em relação ao resultado do último ano e produção estimada de 1,3 milhão de sacas de 60 quilos.

Em todas as regiões produtoras, os técnicos da Emater que atuam no projeto Café estão em contato com os cafeicultores levando informações que possam contribuir com a obtenção de um produto com mais qualidade. Essa orientação envolve práticas de colheita, de cuidados com os grãos no terreiro e o beneficiamento do produto.

Para motivar os produtores a buscar um café com padrão de bebida melhor, o Instituto também ajuda a promover o Concurso Estadual Café Qualidade Paraná, que todos os anos premia os cafeicultores que conseguem tirar de suas plantações o melhor café. A Emater orienta os agricultores na formação dos lotes para a inscrição, faz a inscrição dos participantes e, depois, coloca seus profissionais especialistas em degustação e classificação para, junto com outros juízes, de outras instituições ligadas à cadeia produtiva, fazer a avaliação das amostras inscritas.

A colheita de cafés com mais qualidade é bom para o consumidor que pode levar para a sua mesa uma bebida com valor diferenciado e para o próprio cafeicultor que pode na hora da venda barganhar um preço melhor para o seu produto. Para tornar mais justa a relação do produtor com o mercado, a Emater trabalha ainda na organização das famílias produtoras em associações ou pequenas cooperativas. Atuando de forma coletiva elas conseguem formar escala e, com isso, ganhar mais força na negociação com os compradores da safra.

A foto: mostra o extensionista Otávio Oliveira da Luz, coordenador do projeto Café na região de Santo Antônio da Platina, realizando uma reunião técnica com mulheres cafeicultoras da comunidade Matão, município de Tomazina. Na oportunidade, ele levou orientação sobre Colheita seletiva dos grãos, prática importante para a obtenção de um bom café.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.