Emater

12/06/2017

Instituto Emater reúne grupo gerencial

A diretoria do Instituto Emater reuniu em Curitiba, de 6 a 8 deste mês, os gerentes estaduais, macros e regionais para discutir e fortalecer o processo de gestão da instituição, encaminhar procedimentos gerenciais e fazer ajustes administrativos. Durante três dias os gerentes discutiram o processo de gestão que está fundamentado em três pontos: pessoas, processos e tecnologias; e analisaram os instrumentos, procedimentos e estratégias da rotina gerencial.

O objetivo foi colocar em prática a gestão por resultados.  Quanto aos processos de trabalho, a diretoria espera que os gerentes saibam que o Instituto tem um novo papel na gestão do serviço de assistência técnica e extensão rural, já que não é o único agente que atua no campo. Para tanto, os gerentes foram estimulados a buscar parcerias. Um exemplo desse tipo de ação foi o trabalho desenvolvido com cafeicultores na região de Cornélio Procópio, onde a gerência regional mobilizou várias instituições para capacitar produtores, realizar encontros e reuniões técnicas, ampliando o alcance da sua ação. Quanto às tecnologias, os gerentes conheceram as ferramentas administrativas que estão a sua disposição, além de serem orientados sobre as fontes de recursos necessários ao desenvolvimento do seu trabalho.

O diretor-presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, ressaltou que os gerentes devem se adaptar a novas exigências. Outro ponto importante foi a preocupação em manter o Instituto Emater atuante, executando o serviço de Extensão Rural. “No momento em que a instituição deixar de ter sintonia com a sociedade, com os beneficiados e com o seu mantenedor, o governo do Estado, o Instituto perde sua função. Por isso é preciso, cada vez mais, ampliar a sua abrangência e reduzir seus custos”, concluiu
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