Toledo

07/06/2017

Instituto Emater e escolas de Iracema do Oeste desenvolvem ação ambiental

Nessa quarta-feira, dia 07, estudantes, professores e agricultores, organizados pelos técnicos do Instituto EMATER, vão participar de diversas ações para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, em Iracema do Oeste.  A propriedade do agricultor Benedito Amaro Moreira, localizada na Estrada Congonhas, vai receber os visitantes para uma atividade que tem como objetivo proteger uma nascente com a técnica do solo-cimento.

Os extensionistas pretendem oferecer aos estudantes do ensino médio do Colégio Getúlio Vargas a oportunidade de colocar em prática o aprendizado teórico desenvolvido nas salas de aula.  Com a proteção da fonte, a família que vive na propriedade terá água livre de contaminação. Também serão plantadas, em torno da nascente, 440 mudas de árvores nativas e a Área de Proteção Permanente (APP) será cercada num raio de 15 metros, já que o imóvel tem área inferior a um módulo fiscal.

No mesmo dia, à tarde, os alunos da Escola Municipal Aparecida Rodrigues Carneloz visitarão a propriedade para vivenciar métodos que contribuem para a preservação dos recursos naturais. De acordo com Claudemir Luis Todescatt, do Instituto Emater de Iracema do Oeste, os alunos devem assimilar os preceitos de racionalidade no uso e cuidados com os recursos naturais. A propriedade escolhida para a atividade está localizada na Microbacia Rio dos Padres e receberá recursos do Programa Estadual de Manejo de Solo e Água em Microbacia.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Na ocasião também foi aprovado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Hoje em dia já é consenso que o trabalho de preservação ambiental deve ser feito pelo conjunto da sociedade e não apenas por alguns setores.  O tema ganhou relevância e integra o conteúdo programático de várias disciplinas escolares o que contribui para a formação de jovens mais conscientes sobre o tema. Os técnicos do Instituto Emater vêm colaborando com diversas instituições de ensino do estado, levando aos estudantes informações sobre a conservação dos recursos naturais.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.