Francisco Beltrão

07/04/2017

Criadores de Bela Vista da Caroba terão apoio para melhorar produção de leite


Emater será parceira da prefeitura de Bela Vista da Caroba na realização do programa municipal Bacia Leiteira, que a cada dois anos vai atender até 30 famílias de agricultores em ações de fomento ao desenvolvimento da bovinocultura de leite. O lançamento desse projeto aconteceu na última quarta-feira, 5 de abril, durante um encontro técnico realizado na cidade com a participação de 35 produtores.

No dia também foi promovido pelas duas Instituições parceiras a 1ª Mostra de Bezerras e Novilhas, com a exposição de animais criados por sete famílias, quatro delas atendidas pela Emater através do Projeto Leite Sudoeste (Iliseu Quevedo, Eliseu Nilton Roll e Nelson Kombauer) e Sustentabilidade (Elton Zimmermann). Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a três palestras. Uma apresentada pelo técnico da Emater que falou sobre criação de bezerras; outra pelo profissional da Coagro, que tratou de Nutrição do rebanho; e o tema Melhoramento genético que ficou a cargo do técnico da Select Sires.

O programa municipal Bacia Leiteira vai atender, a cada dois anos, um grupo de 20 a 30 famílias de agricultores de Bela Vista da Caroba que produzem até 5 mil litros de leite por mês. A ajuda virá na forma de assistência técnica e pagamento de subsídios para inseminação artificial, vacinação contra a brucelose e exames de brucelose e tuberculose, transporte de adubo orgânico até a propriedade, análise do solo e calcário e formação de um hectare de pastagem de inverno e um hectare com pastagem de verão.

A seleção das famílias atendidas será feita por uma comissão executiva formada por três representantes da Secretaria Municipal da Agricultura e um da Emater. O compromisso de cada um dos beneficiários será de participar de cursos sobre preparo do solo, formação e manutenção de pastagem, criação de terneiras leiteiras e sanidade do rebanho. Terão, ainda, que ter filhos em idade escolar matriculados e frequentando a escola e estar com a carteira de vacinação das crianças em dia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.