Londrina

07/04/2017

Encontro debaterá estratégias técnicas para fortalecimento do projeto HortiNorte

Secretaria de Estado da Agricultura, Emater e Ceasa, com o apoio do Iapar, promoveram ontem, 6 de abril, na ExpoLondrina o IV Encontro Técnico de Frutas, Verduras e Legumes. A Ação faz parte das estratégias técnicas que buscam fortalecer o trabalho realizado através do projeto HortiNorte na região.

O coordenador da área de hortaliças do Norte do Paraná, da Emater, Nilson Ladeia Carvalho, que é também gestor do Projeto HortiNorte na região Norte, diz que o objetivo do evento é discutir a consolidação dos polos de distribuição, que já trabalham com foco na produção e comercialização, e avaliar a possibilidade de criar outros no Norte do Estado. “Esta pode ser uma grande oportunidade para os municípios que estão procurando alternativas rentáveis de produção na agropecuária”.

O Norte do Paraná tem sete polos de produção: em Bandeirantes se produz tomate e pimentão; em Faxinal, tomate; em Apucarana o forte é a citricultura; em Londrina, hortaliças folhosas; em Andirá predomina a banana; em Nova América da Colina, o polo é de laranja e em Tamarana e Mauá da Serra, a produção soma repolho, cenoura e couve.

A proposta do evento é reunir produtores e cerca de 50 técnicos da Emater, Iapar, Ceasa e Adapar para troca de experiências, avaliação dos polos existentes e debater os problemas que os produtores enfrentam na atividade. “Hoje, dentro do Valor de Produção da Agropecuária (VPA) as hortaliças e frutas correspondem a 8%, queremos nos próximos dois ou três anos chegar a 11%”, informou Ladeia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.