Cascavel

20/01/2014

Emater apresenta novidades no Show Rural 2014

Com o tema “Alimento Seguro com Produtividade e Renda” o Instituto Emater, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, apresenta novidades no Show Rural Coopavel 2014 que acontecerá, de 03 a 07 de fevereiro, em Cascavel. A preocupação dos técnicos do Instituto Emater no Show Rural passa pela produção de alimentos com sustentabilidade, produzindo mais, gerando renda, visando à melhoria da qualidade de vida da família rural. Com esse objetivo serão apresentadas as tecnologias de produção voltadas à agricultura familiar.

A piscicultura, a apicultura, a produção de madeira e o cultivo de plantas medicinais estão retornando à área do Emater neste ano. Essas atividades são opções indicadas para pequenas áreas, sem comprometer o desenvolvimento das atividades que já existem na propriedade, ocupando a mão-de-obra disponível e gerando renda adicional. Uma atração especial neste ano será a demonstração da biologia da formiga cortadeira, com visualização da organização de um formigueiro.

Na produção de grãos, principalmente da soja, os extensionistas vão demonstrar como deve ser feita a aplicação de agrotóxicos, evitando a deriva ou que os produtos atinjam lavouras vizinhas. Além disso, o controle biológico das pragas e o manejo das plantas daninhas no sistema de plantio direto também vão estarão presentes na área do Instituto Emater no Show Rural. Deve ganhar destaque a campanha “Plante Seu Futuro”, uma parceria da Secretaria da Agricultura do Estado, Emater, Iapar, Embrapa, Faep, Fetaep, Ocepar e Itaipu, objetivando a produção sustentável.

Durante o Show Rural, os extensionistas também vão apresentar a avaliação de perdas de solo e água em lavouras, conforme a quantidade de palha em cobertura. Haverá também a demonstração de equipamentos de alta precisão, tecnologia disponível para a aplicação em propriedades familiares. Para o criador de gado leiteiro, o evento pode ser a oportunidade para discutir com os técnicos como pode ser feito o planejamento forrageiro, o manejo das forrageiras, a criação de bezerras e novilhas e as instalações adequadas de baixo custo.

As novidades não terminam por aí. O uso da homeopatia na produção animal e a produção de produtos homeopáticos terão um espaço específico neste ano. Na área da agroecologia, em parceria com o Iapar, o Centro Paranaense de Agroecologia (CPRA), a Embrapa a Itaipu, a Coopavel e demais parceiros, será apresentada uma propriedade totalmente conduzida sem insumos químicos. O visitante do Show Rural poderá participar também de uma oficina de produção de doce de leite e iogurte, além de ver uma exposição de equipamentos para a agroindústria e participar de uma  feira com produtos das agroindústrias do estado.

O potencial da fruticultura será apresentado aos visitantes. A variedade de espécies é grande. Entre as alternativas sugeridas aos produtores da região estão a produção de uva, caqui, goiaba, maracujá, pera, abacaxi e figo. Além da fruta in natura, os técnicos vão orientar quem estiver interessado em fabricar vinho e sucos.  A produção de olerícolas em ambiente protegido, com novos cultivares de tomate e pimentão, a cultivo suspenso de morango no sistema semi-hidropônico e os programas institucionais serão tecnologias apresentadas pela área de olericultura. Uma “packing house” estará em funcionamento, mostrando como a produção agrícola pode ser mais valorizada.

Em conjunto com a Adamop (Associação das Primeiras Damas do Oeste do Paraná), o Instituto Emater criou um espaço com atividades direcionadas às mulheres, como o artesanato. Em parceria com a FETAEP (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná) e com a ARCAFAR (Associação das Casas Familiares Rurais), o Instituto vai apresentar oportunidades de renda para os jovens. Em todo o estado, os extensionistas organizam excursões de produtores ao Show Rural Coopavel, basta o interessado se inscrever nos escritórios do Instituto Emater, em qualquer município do estado. – www.emater.pr.gov.br.

Mais informações – unidade regional do Instituto Emater de Cascavel – (45) 3219 9300 – ercascavel@emater.pr.gov.br

Redação - Jornalista Roberto Junior Monteiro
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.