Projeto Crédito Rural

O Crédito Rural foi instituído no Brasil em 1965 com o objetivo de financiar os produtores rurais e suas organizações nas operações de custeio e de investimento na produção, infraestrutura, agroindustrialização e comercialização, constituindo-se na principal política pública para o desenvolvimento rural.

Com a criação, em 1995, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf – houve efetivo reconhecimento da importância da agricultura familiar no contexto do agronegócio brasileiro, porém somente com a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural, de forma contínua e abrangente, é que essa política tornou-se fundamental para o desenvolvimento sustentável do meio rural.


Atendimento em crédito rural na propriedade
Reunião de orientação sobre crédito rural
Trator comprado pelo programa Trator Solidário
Atendimento sobre crédito rural na propriedade
Reunião de divulgação e orientação para obtenção de crédito rural
Trator adquirido pelo programa de crédito Trator Solidário


A parceria entre as organizações de assistência técnica e extensão rural, agentes financeiros, sindicatos e prefeituras municipais, tem permitido a aplicação de recursos substanciais para o desenvolvimento da produção e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

O Instituto Emater desenvolve um trabalho importante na elaboração de projetos e na qualificação do crédito rural, promovendo a capacitação dos agricultores no uso de tecnologias para aumentar a produtividade e investimentos em infra-estrutura para promover a sustentabilidade – econômica, social e ambiental - das unidades produtivas, com o objetivo de agregar renda e gerar empregos no campo.

Os agricultores paranaenses contam ainda com Programas Estaduais tais como Trator Solidário e Fundo de Aval, cuja operacionalização é executada pelo Instituto Emater.

Recomendar esta página via e-mail: