Pró Rural - Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial - Renda e Cidadania no Campo

Logomarca Programa Pró-Rural

O Estado do Paraná tem a quinta maior economia do País e indicadores sociais acima da média nacional. Apesar destas conquistas apresenta desigualdades, tendo regiões com maior dificuldade de acesso aos serviços sociais de qualidade.

Na região central do Paraná, a agricultura de pequenas áreas é a principal fonte de renda e caracteriza a estrutura social e econômica da maioria dos municípios. Os principais fatores que dificultam esta região de participar do crescimento econômico do Estado são: ambiente físico e produtividade baixa, capital social restrito e pouca inovação, história política e questões de posse da terra.

 
Mapa dos territórios 2013
Territórios - Situação em Abril 2013


Para enfrentar estas questões a estratégia do governo enfatiza o aumento da competitividade das cadeias de valor, a melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais, a regularização da posse da terra e a melhoria do manejo dos recursos naturais.

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (Pró-Rural), com financiamento parcial do Banco Mundial, compreende oito territórios com 131 municípios e prioriza as seguintes atividades: fortalecimento institucional das organizações de assistência técnica e extensão rural – ATER, capacitação dos agricultores e técnicos; suporte a ações públicas estruturantes e apoio a iniciativas de negócios sustentáveis.

O Instituto Emater possui uma estrutura técnica especifica para atuar no programa nas seguintes ações: assistência técnica nas culturas e criações, capacitação de produtores rurais e formação de lideranças; apoio a regularização de terras, a restauração e manutenção de estradas rurais e às iniciativas de negócios sustentáveis para grupos de produtores rurais.

Veja Mais sobre o projeto

Documentos e Informações Complementares para Download

Recomendar esta página via e-mail: