Projeto Inclusão Social

O estado do Paraná apresenta diferenças regionais nos índices de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Embora o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH coloque o estado em quinto lugar no ranking nacional, constata-se que 75% dos municípios apresentam índice inferior ao IDH médio do país. Existem 36 mil pessoas vivendo em extrema pobreza, com renda familiar de até 70 reais mensais.

O estado, reconhecendo esta condição de desigualdade social e econômica, priorizou ações e políticas públicas para amenizar essa situação.
 

Curso de Artesanato Para Mulheres
Capacitação de indígenas em Ortigueira - PR
Curso de Artesanato Para Mulheres
Capacitação de indígenas em Ortigueira - PR

O projeto de inclusão social, desenvolvido pelo Instituto Emater, prioriza atendimento diferenciado aos indígenas, quilombolas, jovens e mulheres rurais, além de famílias em situação de pobreza. Tem por finalidade promover o acesso às politicas e serviços públicos e a inclusão produtiva de modo a garantir renda digna, visando reduzir a pobreza rural.

O Instituto Emater tem uma estrutura técnica preparada, que atua em todo o estado, na divulgação e articulação para acesso dos agricultores às políticas públicas de habitação rural, abastecimento de água, saneamento rural e energia elétrica.

Atua também no fortalecimento do capital humano e social (educação para a cidadania, formação de lideranças, organização social, educação em saúde e lazer comunitário); na segurança alimentar e nutricional (produção para o autoconsumo e educação alimentar) e na geração e apropriação de renda (atividades agrícolas e não agrícolas, acesso ao mercado e qualificação profissional).

Recomendar esta página via e-mail: