Projeto Agroenergia

A produção de energia para o desenvolvimento dos sistemas agrícolas representa fator estratégico para a sustentabilidade do setor rural. A energia originada pelas hidrelétricas e pelos combustíveis fósseis é cada vez mais escassa e questionada sob os aspectos de custo, principalmente por tornar a produção altamente dependente de produtos externos.

Neste contexto surge a necessidade de trabalhar dentro destas unidades agrícolas, alternativas energéticas que utilizem produtos e dejetos, originados na propriedade e que permitem aproveitar a mão de obra disponível e tornar as unidades mais produtivas e menos dependentes.

Canola para Biodiesel
Canola para Biodiesel

Colheita de Canola para produção de biodiesel

Alternativas tais como o biogás, o biodiesel e outras energias de fontes renováveis além de serem adequadas ambientalmente, podem ser produzidas de forma integrada com os sistemas de produção já existentes ou a desenvolver nas propriedades.

Utilizando-se de fontes energéticas mais baratas e tecnicamente mais ou tão eficientes quanto às fontes tradicionais, é possível melhorar a rentabilidade das propriedades rurais permitindo a inclusão social e o fortalecimento das economias locais e regionais.

O Instituto Emater atua no projeto orientando os produtores em cultivos florestais para a produção de energia (lenha e carvão), na utilização de dejetos para a produção de biogás, no cultivo de oleaginosas para a produção de biodiesel. Organiza os produtores e articula parcerias para empreendimentos associativos para a produção, o uso e a comercialização da energia excedente.

Recomendar esta página via e-mail: