Projeto Turismo Rural - Resumo Executivo

1. Contextualização :

Proporcionar o fortalecimento da agricultura familiar, com a implantação das atividades turísticas integradas aos arranjos produtivos locais, agregando renda, gerando postos de trabalho especialmente no meio rural e a conseqüente melhoria das condições de vida das populações focando o desenvolvimento sustentável.

O Governo do Paraná tem políticas públicas, que fazem partes parte dos eixos estruturantes com renda no campo, sustentabilidade, qualidade de vida e segurança alimentar, as mesmas estão relacionada com o turismo com os temas de inclusão social, territorialidade, pluriatividade, desenvolvimento local e regional, etc.

Neste ano de 2012 já foram atendidos 1493 famílias rurais, com diversas metodologias utilizadas no projeto. Em 2011 a metodologia das caminhadas realizadas em diversos municípios do estado do Paraná, contou com a participação de 15.000 caminhantes, sendo beneficiadas cerca de 427 agricultores, comercializando produtos e serviços a nível de propriedade no meio rural.

Os circuitos de Caminhadas ocorrem em ambientes rurais da agricultura familiar. A formatação do trajeto do circuito segue uma lógica, que permite ao caminhante a observar as características geográficas do lugar, as práticas de agricultura familiar e a cultura local. Em 2012 estão previstas no Calendário 66 caminhadas e para 2013 previstas 78 caminhadas.

2. Objetivo Geral :

Fortalecimento do turismo rural sustentável , focando a transversalidade das cadeias produtivas , visando priorizar a agricultura familiar nos eixos : econômico , ambiental e social
.

3. Ações prioritárias do projeto :

  • Implantar circuitos para desenvolver as caminhadas na natureza , através de capacitação e formação, atendimento ao turista , articulação com entidades , adoções de boas práticas de turismo rural .
  • Elaborar os projetos de turismo rural , como a construção , adequação ou readequação de instalações, objetivando o destino adequado dos resíduos , saneamento básico , formatação de produtos e serviços turísticos .
  • Fortalecer as ações de meio ambiente e turismo rural, tais como divulgação da legislação ambiental , adequação ambiental da propriedade , educação ambiental , recuperação e proteção de mata ciliar .
  • Gerar e apropriar renda, com atividades agrícolas e não agrícolas, acesso ao mercado e a comercialização, qualificação profissional e economia solidária .

4. Abrangência do Projeto :

  • Produtores assistidos no estado até outubro de 2012 , total de 357 .
  • Produtores atendidos no estado até outubro de 2012 , total de 1493 .
  • Produtores atendidos no estado com a metodologia até outubro de 2012 total de 1054 .
  • Grupos de beneficiários / Assistidos – nº de integrantes assistidos 355 .
  • Localização espacial no estado por Macro / Região:
    • Macro Centro Sul : Região de Curitiba , Região de Paranaguá , Região de Ponta Grossa .
    • Macro Sudoeste e Oeste : Toledo , Francisco Beltrão e Cascavel .
    • Macro Norte : Ivaiporã e Santo Antonio da Platina .
    • Macro Noroeste : Maringá .

5. Melhoria esperadas

  • Garantir a melhoria e condições de vida, gerando empregos e ampliando sua renda, conscientização ambiental na proteção dos recursos naturais nas propriedades rurais .
  • Com a utilização das diversas metodologias no projeto de turismo rural, foram atendidos 1054 agricultores.Contribuir para sustentabilidade do meio rural, focando a diversificação de renda para 1500 famílias rurais, principalmente fixando os jovens no campo.
  • Divulgar resultados do trabalho de extensão rural para o público urbano, das atividades do Turismo Rural no site do Instituto Emater de forma interativa, nos programas de rádio e televisão do Instituto, Imprensa Oficial do Estado (Rádio, TV e Jornais), e site SEAB, SETU, Prefeituras e jornais locais e regionais, além de eventos que o Instituto Emater organiza e participa.

6. Eventos :

Organização e participação nas Caminhadas na Natureza.
Participar das feiras Sabores do Paraná a nível Estadual, Regional, Municipal, Show Rural e outros.
Eventos da SETU sobre Turismo no Estado

7. Parcerias Estratégicas :

Com SETU, Ecoparaná, UFPR, Prefeituras, Anda Brasil, Anda Paraná, Sebrae, Senar, SEAB, Rede TRAF e outra entidades afins.

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