Projeto Turismo Rural

Turismo Rural Emater


Valorizar a cultura rural e toda a história da agricultura paranaense é o foco da roteirização das propriedades atendidas pelo instituto Emater, aliando a opção de geração de renda e riquezas para as famílias, através do turismo.   

Colocar a disposição do turista a prática do turismo de experiência no meio rural é um dos desafios, e para isso  vários roteiros estão sendo formatados para oportunizar ao turista conhecer o processo de produção de alimentos, o uso de tecnologias no campo, o compromisso com a preservação ambiental, degustação da gastronomia regional e apreciar todo o cenário rural, que traz em seus aspectos geográficos belezas e paisagens deslumbrantes.    

foto10 foto 11


O fomento à gastronomia rural e o estímulo ao uso de produtos locais tem se mostrado um forte mecanismo de desenvolvimento econômico regional. Neste sentido criamos O projeto “Estação Gastronômica” desenvolvido no Paraná pelo Instituto Emater, que compreende eventos denominados com as 4 estações do ano – Outono, Inverno, Primavera, Verão e Outono Gastronômico, cada um numa região do Estado, em parceria com os municípios e regiões turísticas.   

Os objetivos incluem fomentar a gastronomia através do uso de matéria prima regional, valorizando o produto local, o saber fazer e a história cultural da população, estimulando assim o uso do alimento e suas infinitas possibilidades de preparo. Visa também gerar renda e riquezas para as cidades e empreendedores que participam, pois através da circulação de pessoas, consumo, hospedagem e outras demandas que o turismo movimenta, o desenvolvimento econômico acontece.  

foto2 farol


Os circuitos de Caminhadas na Natureza são também ferramenta de desenvolvimento local e regional. Caminhar na natureza, seja por trilhas, estradas rurais, pelo meio da lavoura, da mata e passando por dentro de rios, tem se provado uma atividade de alto impacto do ponto de vista de prevenção de doenças, do incentivo a prática de atividade física e da geração de renda e riquezas.

No Paraná a SEAB através do Instituto Emater é credenciada ao Anda Brasil e responsável pelo credenciamento dos circuitos de Caminhadas na Natureza. A promoção e organização dos circuitos acontece numa parceria entre prefeituras municipais, Emater e entidades locais que tenham interesse. Para 2020 o Paraná conta com 154 circuitos credenciados distribuídos em mais de 130 cidades e são esperados mais de 80 mil caminhantes. 

luiziana foto 8

Recomendar esta página via e-mail: