Projeto Turismo Rural

O Estado do Paraná possui um cenário rico em elementos naturais, aspectos culturais, religiosos e diversidade étnica, assim como uma agricultura caracterizada por um grande número de pequenas unidades familiares, oferecendo atrativos importantes para o desenvolvimento de um projeto de turismo rural.

Como forma de aproveitar esse potencial econômico, social, cultural e ambiental, o Estado desenvolve políticas públicas para estimular o turismo rural.

O turismo integrado aos arranjos produtivos locais agrega renda, gera postos de trabalho e melhora as condições de vida das populações e dos municípios ligados à atividade rural.

Caminhada na Natureza em Ivaiporã

Caminhada na Natureza em Tijucas do Sul

 Caminhada em Ivaiporã
Caminhada em Tijucas do Sul

O Instituto Emater tem uma equipe de extensionistas preparados para atuar no Projeto de Turismo Rural em todo o estado. O trabalho está direcionado para identificar potenciais, organizar produtores, articular parcerias para viabilizar atividades turísticas, projetar infraestrutura nas propriedades rurais e capacitar os membros das famílias para atendimento aos turistas.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo projeto, destacam-se as caminhadas, os pesque pagues, os colhe pagues e as cavalgadas, entre outras. As caminhadas tem-se mostrado uma atividade de sucesso, realizadas em diversos municípios do estado, alcançando uma participação de 15.000 caminhantes por ano e beneficiando cerca de 500 famílias de agricultores participantes do projeto que comercializam produtos e serviços nas suas propriedades.

Veja Mais Sobre o Projeto


Recomendar esta página via e-mail: