Projeto Olericultura

As hortaliças são alimentos ricos em vitaminas e sais minerais e são ingredientes importantes na dieta diária da população e com demanda crescente. Por serem produtos geralmente consumidos “in natura”, torna-se necessário o uso de tecnologias que proporcionem alimentos seguros e com qualidade.

Alinhado com esse conceito o Instituto Emater tem atuado na transferência de tecnologias que permitem produzir com menos agroquímicos e com menor impacto ambiental e social.



Dia de campo com Olericultores Olerícolas em exposição no comércio
Capacitação - Dia de campo com Olericultores
Produto final à disposição do consumidor

O projeto está difundido em todo o Estado, destacando-se por ordem de produção a Região Sul com 67% da área plantada, Norte com 19,2%, Oeste/Sudoeste com 10,3% e Noroeste com 3,5%. A área cultivada com hortaliças no Paraná é de 115.448 ha e uma produção de 2.978.064 toneladas (DERAL/SEAB, 2010), envolvendo 48.000 produtores.
A produção de hortaliças orgânicas tem crescido significativamente, com uma área plantada de 1.853 ha e produção de 56.705 t.

A participação das olerícolas no valor bruto da produção agropecuária do Estado é de 2,88 bilhões de reais que representa 6% (DERAL/SEAB, 2010), gerando em torno de 50.000 empregos.
As principais espécies produzidas são: batata, tomate, cebola, cenoura, alface, repolho, couve-flor, pepino, abobrinha, batata doce, mandioquinha salsa, feijão vagem, pimentão, chuchu e abóbora.

 
Recomendar esta página via e-mail: