Projeto Organização Rural

O Paraná é um Estado reconhecido internacionalmente como um grande produtor e exportador de alimentos. Esta posição se deve ao processo associativo dos agricultores, através de organizações, que propiciam o seu desenvolvimento, destacando-se as Cooperativas Agropecuárias, os Sindicatos Rurais e as Sociedades Rurais. 

A Extensão Rural sempre trabalhou com estas organizações, sendo que a maioria destas Cooperativas, reconhecidas nacionalmente, foi constituída e assessorada com a participação de extensionistas. Através delas o produtor tem melhores condições para produzir, comercializar e processar seus produtos, inserindo-se no mercado e aumentando a sua renda.


Cooperativa Agroindustria do Litoral Cooperativa Ovinocultores Pato Branco
Assessoria à Cooperatica Agroindustrial
do Litoral do paraná
Formação de uma Cooperativa de Ovinocultores
na Região de Pato Branco


O Instituto Emater possui uma área específica que trabalha o processo de organização rural, tendo em vista que a maioria dos agricultores do Estado ainda não são cooperados. Sua atuação está orientada para desenvolver novos modelos de organização, constituído por uma rede de organizações capaz de gerar a inclusão econômica e social dos agricultores, mais adequados a conjuntura atual da realidade econômica e rural, através de Cooperativas Virtuais, Abrigo e de Visão Estratégica.

Para tanto, o projeto orienta, capacita e assessora os agricultores nos aspectos legais, filosóficos, éticos e operacionais sobre as diferentes formas de organização, tais como: Cooperativas, Associações, Condomínios Rurais, Sindicatos, Colônias de Pescadores, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais e outros.


Recomendar esta página via e-mail: