Projeto Suinocultura

A suinocultura é uma das atividades de maior destaque no ranking mundial de produção e distribuição de alimentos.

O Brasil, 4º maior produtor mundial, aumentou significativamente a sua participação no mercado internacional e vem desenvolvendo o mercado interno, cujo consumo “per capita” passou de 12 para 14 Kg nos últimos três anos, muito aquém do consumo europeu que se situa em 45 kg/ano/habitante.

Para suprir o consumo interno em um kg “per capita” por ano, será necessário investir anualmente na produção de 120.000 matrizes. O mercado independente de carne resfriada no Paraná movimenta cerca de 50 mil cabeças por semana, correspondendo a 40% da produção, destas, 10.000 cabeças são provenientes de outros Estados.


Mercosuper Suino Especial
Banners de Divulgação dos Projetos

No Estado atuam 40 pequenas e medias empresas que são responsáveis pelo abastecimento regional de carne resfriada.

Para atender um mercado interno mais exigente, mudanças nos sistemas de produção e comercialização estão sendo promovidas pelo Instituto EMATER, organizando e desenvolvendo grupos independentes de produção, entre os quais, os seguintes projetos: “Suíno Especial”, “Bolsa para Comercialização de Suínos”, “Formulação de Ração a partir de Remanescentes Alimentares”, “Escola da Carne” e a ”Rota das Salumerias e da Gastronomia (Confraria do Leitão)

Recomendar esta página via e-mail: