Projeto Grãos

O Paraná é o segundo maior produtor de grãos do Brasil com participação de 19 % da produção nacional, com 22 milhões de toneladas (IBGE, 2012).

Os principais produtos são a soja e o milho (safra normal e segunda safra), cultivados em todas as regiões do estado, com áreas de 4,6 e 2,1 milhões de hectares, respectivamente (SEAB/DERAL, 2013). Destaca-se a cultura da soja como o principal produto da agropecuária paranaense com Valor Bruto da Produção (VBP) de 15 bilhões de reais.



Agricultores fazendo contagem de pragas
Capacitação de produtores em manejo de pragas
Agricultores fazendo contagem de pragas
Capacitação de produtores em manejo de pragas


O Instituto Emater atua no projeto grãos visando a geração de renda, a produção sustentável e a oferta de alimentos seguros, preservando os recursos naturais e a qualidade produtiva dos solos.

Entre as principais estratégias de trabalho estão o monitoramento e manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, a melhoria da gestão financeira e a tomada de decisões da propriedade.

Destaca-se ainda as ações para a melhoria da qualidade do plantio direto na palha, o combate às derivas de agrotóxicos e seus impactos econômicos e ambientais e a redução das perdas na colheita.

O Projeto conta com importantes parcerias de trabalho, entre elas a Embrapa Soja e o Iapar no processo de capacitação e tranferência de tecnologias e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia ) na área de agroclimatologia visando o planejamento e manejo das safras agrícolas


Veja Mais Sobre o Projeto

Planejamentos e Resultados dos Últimos Anos

Recomendar esta página via e-mail: